segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Católicos celebram São Sebastião em Iguape


Iguape

A programação religiosa teve início na quinta-feira, 17/01, com Alvorada Festiva e Santa Missa pela manhã e Tríduos à noite. Na manhã do dia 20, como acontece todos os anos, um irmão da comunidade foi escolhido para receber as bênçãos em sua residência e partir em procissão até a frente da Igreja, onde é realizada Missa Campal.

Desta vez, a honraria foi concedida ao prefeito Tony Ribeiro. A missa foi conduzida pelos padres Jaime e Gilberto, com a participação das comunidades de N. Sª do Rocio, N. Sª da Guia (Areia Branca), Santa Terezinha (Aeroporto), N. Sª da Conceição (Icapara), São Pedro (Barra do Ribeira), S. José (Engenhos), S. João Batista (Porto do Ribeira), Santo Agostinho (Guaricana), São Benedito, Paróquia Nossa Senhora das Neves e Catedral de Registro.
Ainda no domingo, à tarde, nova procissão, em Honra a São Sebastião, percorreu as ruas do bairro da Vila Garcêz. A benção do Santíssimo e a apresentação da Banda Santa Cecília, encerraram a festividade religiosa.
Segundo as tradições cristãs, o Santo foi um soldado romano e é considerado padroeiro dos militares, agropecuária, pestes e epidemias.
A festa contou com a colaboração da equipe da Igreja, dos devotos e população em geral, com apoio do DIVITRAN, da Polícia Militar e da Prefeitura Municipal.
A programação oficial ainda contou com quermesse, queima de fogos e a realização da 7ª Corrida Rústica de São Sebastião, organizada pela J.J. Eventos Esportivos. A competição contou com 50 inscritos, dos municípios de Iguape, Ilha Comprida, Juquiá e Registro. Foram premiados os atletas que completaram os cinco quilômetros de prova. Do 1º ao 3º troféu e dinheiro e para o 4º e 5º colocados das categorias Livre e Veteranos premiação de troféu. A categoria infantil foi incluída na última hora e mesmo assim rendeu premiação simbólica em dinheiro e troféu aos dois primeiros colocados.

Confira a tabela de classificação:
Feminino
1º Lenira Aparecida de Souza - Iguape
2º Eli da Glória Souza - Iguape
3º Mariza Muniz Souza – Ilha Comprida

Livre
1º Wagner Alves Gato - Iguape
2º Ednei Rangel - Iguape
3º Wellington Ricardo da Silva - Juquiá
4º Nelson Gandra – Registro
5º - Wagner da Silva Lima – Ilha Comprida

Veteranos
1º Djairson De Lara – Registro
2º Benivaldo Trigo Gonçalves – Iguape
3º Daniel de Souza – Registro
4º Valdeci Carneiro de Souza – Iguape
5º Lauro de Souza - Iguape

Fantin prioriza “colocar a casa em ordem” e buscar recursos neste início de gestão


O Jornal Regional iniciou na semana passada uma série de entrevistas com prefeitos do Vale e o primeiro a falar foi o prefeito de Registro, Gilson Fantin (PSDB). Confira:

Gilson Fantin, prefeito de Registro
Mariana Areco Torres

Jornal Regional - Como estão sendo essas primeiras semanas como prefeito de Registro?
Gilson Fantin: Estamos estreitando o relacionamento com os servidores e organizando os setores para imprimir nosso ritmo de trabalho. Sentimos todos muito comprometidos com o município e receptivos ao nosso projeto de governo. Além de colocar a casa em ordem, já estamos buscando recursos para viabilizar as propostas do plano de governo.

JR - Os desafios estão sendo maiores do que o esperado?
Gilson Fantin: Do ponto de vista do nosso plano de governo, estamos nos organizando com projetos para viabilizar recursos junto ao governo do Estado, com apoio do deputado estadual Samuel Moreira, e junto ao governo federal. Assumimos o mandato apostando firme na nossa equipe, que tem correspondido muito bem às expectativas apesar das dificuldades que está encontrando: desde a formatação dos computadores, com todas as informações removidas, falta de manutenção de maquinários e prédios públicos até obras inauguradas de forma inconsequente pela gestão anterior, criando expectativas na população que não podem se cumprir a curto prazo.  Além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a Creche do Jardim Brasil também foi inaugurada no final de dezembro e está sem condições de ser utilizada. O prazo para conclusão da Creche era de nove meses, mas, após 11 aditamentos e quase quatro anos depois de iniciar, a obra continua inacabada e com problemas de execução. Estamos tomando as providências para que a construtora corrija os problemas e conclua a obra para que possamos colocar a creche para funcionar. Diferente do que divulgou a administração anterior na transmissão de cargo, de que havia saldo de R$ 1,7 milhão, encontramos um déficit de R$ 975.712,83 no caixa da Prefeitura. Vamos analisar caso a caso para ver o que é possível ser cancelado, mas, de qualquer forma, teremos que segurar os gastos para cobrir essa diferença nas finanças. Já sabíamos dos grandes desafios que o município precisa vencer, especialmente para melhorar os serviços públicos. Com trabalho e dedicação, vamos superar as dificuldades e driblar os obstáculos que estão surgindo neste início de mandato.

JR - Em sua campanha falava-se muito em mudança, o que exatamente pretende mudar? O que estava sendo feito na gestão anterior que precisa ser mudado?
Gilson Fantin: Estamos promovendo maior interação entre a Prefeitura e a população. Todos os nossos secretários foram escolhidos por sua qualificação técnica e são de Registro ou moram há muito tempo no município, onde têm convívio com a comunidade. Esse contato direto com os moradores é fundamental para conhecer os problemas, ouvir sugestões e direcionar as ações de acordo com as necessidades da população. Queremos dar um choque de gestão na administração pública, trazendo eficiência e profissionalismo a todos os setores. Os secretários estão ouvindo os funcionários e buscando juntos as ferramentas necessárias para melhorar o ambiente de trabalho e, por consequência, o atendimento à população. Além disso, vamos evitar criar expectativas sobre obras e serviços sem garantia de prazo para início.

JR - Quais os frutos dessas mudanças?
Gilson Fantin: A população precisa se sentir inserida no processo de mudança, assim como todos os colaboradores da Prefeitura. Envolvida e valorizada, a comunidade passa a entender como funciona a administração pública e a ter consciência de que precisa fazer sua parte para que o município seja um lugar melhor para se viver. Mas, para isso, a população precisa ver a Prefeitura empenhada em trabalhar pelo município como um todo, sem diferenças motivadas por influências político-partidárias. O serviço público precisa estar à disposição de todos aqueles que precisam.

JR - Quais são as ações emergenciais?
Gilson Fantin: Nos primeiros dias, focamos o trabalho na limpeza da cidade, na manutenção dos equipamentos e prédios públicos e no reinício de trabalhos que foram paralisados devido a fim de contratos, como os projetos da Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidária. Na saúde, todas as unidades do Programa Saúde da Família passaram a ter médicos e no dia 18 de janeiro foi iniciado treinamento para os agentes comunitários. Desde que foram contratados por concurso público, os agentes não receberam qualquer tipo de capacitação. Eles são muito importantes na saúde e podem, através dos questionários socioeconômicos, trazer informações para subsidiar a Prefeitura no desenvolvimento de políticas públicas. Cada Secretaria está concluindo um relatório completo dos projetos, atividades, serviços e obras em execução. Este levantamento vai auxiliar o planejamento das ações e indicar o que precisa de adequações ou melhorias.

JR - Quais são os principais objetivos a serem atingidos nesses quatro anos que será o prefeito de Registro?
Gilson Fantin: Queremos melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados para trazer melhoria na qualidade de vida da população. Trazer eficiência ao atendimento na saúde, colocar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para funcionar de forma eficaz, promover qualificação profissional, atrair novas empresas para absorver a mão de obra que está sendo formada, criar uma agenda esportiva e cultural para o município – com alternativas de lazer disponíveis para toda a população - investir no ensino de qualidade, na relação de parceria com a sociedade civil e na valorização do potencial do nosso município.


Centros de Inclusão Digital voltam a funcionar após manutenção


Registro

Internautas que procuraram os Centros de Inclusão Digital no início do ano tiveram uma surpresa ao encontrar as portas fechadas. Desde o final de dezembro de 2012, os locais não estavam abertos ao público devido ao término do contrato com a empresa responsável pela contratação dos monitores que atuavam nos CIDs. De acordo com Thales Alexandre Carvalho de Sousa, Chefe de Serviços e Projetos de Inclusão Digital, as condições em que os espaços se encontravam também não permitiam a continuidade do atendimento de forma satisfatória. “Ao assumir o cargo como coordenador do programa, no início de janeiro, efetuei uma visita aos espaços para analisar as condições de uso e as necessidades do ambiente, podendo então constatar que as máquinas estavam danificadas e o ambiente estava extremamente sujo, cheio de poeira e insetos”, disse.
O CID da Praça dos Expedicionários voltou a atender no dia 11/01 após a manutenção do espaço e dos computadores. “Foi feita uma limpeza minuciosa, tanto do espaço quanto de cada um dos equipamentos para que os usuários fiquem à vontade em um ambiente higienizado”, disse Thales. Os Centros do Arapongal, Jardim São Paulo e Vila da Palha estão em funcionamento desde o dia 15 e também estão sendo providenciadas as devidas manutenções.
No Centro Social Urbano, o Acessa SP - programa de inclusão digital do Governo do Estado - voltará a funcionar em breve, após o curso para capacitação dos monitores e melhoria dos equipamentos.
Os Centros de Inclusão Digital estão abertos de segunda à sexta-feira das 08h às 12h e das 13h30 até às 17h30. Na Praça dos Expedicionários existe a Wi-Fi Zone, que oferece acesso livre a internet 24h em qualquer ponto da praça, permitindo aos usuários acesso a internet de notebooks, tablets e smartfones. Para utilizar das dependências, basta efetuar o cadastro no próprio local apresentando o RG. Cada pessoa pode utilizar os equipamentos por 30 minutos, permitindo assim o acesso a e-mails, realização de inscrições em cursos e concursos, pesquisas, entre outros.
Uma novidade é que agora o CID Expedicionários conta com impressora. Jovens de 16 a 18 anos precisam apresentar autorização do maior responsável para terem acesso ao serviço. Menores de 16 anos podem utilizar os computadores com o acompanhamento dos pais. 

Prefeitura intensifica fiscalização no trânsito em Registro


Registro

A Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana e Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Registro está intensificando os trabalhos de fiscalização para melhorar a fluidez no trânsito, especialmente no centro da cidade. A fiscalização é realizada com ênfase nos horários de carga e descarga de mercadorias, veículos em fila dupla e veículos em faixa amarela e/ou guia rebaixada, além de materiais sobre as calçadas, comércio de mercadorias nas calçadas e uso e ocupação do passeio público.
O secretário municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, Marcos Koyama, explica que além dos veículos, também serão notificados os estabelecimentos comerciais que estiverem em desacordo com a legislação. “Nosso objetivo é garantir maior organização do trânsito e dos espaços públicos no centro de Registro. A legislação não é nova, vamos apenas fiscalizar para que ela seja de fato cumprida”, ressalta Marcos. Antes de notificar os infratores, no entanto, a Prefeitura está realizando trabalho de orientação junto ao comércio. “Realizamos reunião com a Associação Comercial (Aciar) e a entidade está nos apoiando na divulgação das novas medidas”, revela o secretário.
Além da Aciar, já nos primeiros dias de trabalho a Secretaria Municipal de Trânsito também realizou reunião com a Concessionária Sabesp e com a empresa responsável pela Zona Azul. “Estamos intensificando a fiscalização das obras nas vias públicas, pois há necessidade de restituição do pavimento conforme a Lei 1.208 de 2011 e o Decreto 1.618/2012”, explica Marcos. No estacionamento rotativo, estão sendo verificadas algumas alterações para execução breve, como a sinalização horizontal e vertical de todo o sistema, atualização dos uniformes, orientação da equipe, publicidade informativa nas vias de acesso ao município e divulgação de informativo sobre o funcionamento da Zona Azul.

Alvos da fiscalização:
- Veículos acima de 4.000kg devem realizar a carga/descarga de mercadorias nos locais de Zona Azul somente de segunda à sexta-feira no horário das 19h às 8h30 e aos sábados após as 13h30.
- Os veículos com capacidade de até 4.000kg podem efetuar a atividade de carga e descarga de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 18h30, e aos sábados das 8h30 às 13h30, com uso obrigatório do tíquete de carga e descarga comercializado pela empresa responsável pela Zona Azul.
- Utilizar a via para depósito de mercadorias, materiais ou equipamentos, sem autorização do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.
- Estacionar o veículo onde houver guia de calçada (meio-fio) rebaixada destinada à entrada ou saída de veículos e ao lado de outro veículo em fila dupla ou parar o veículo em local e horário proibidos especificamente pela sinalização (placa de Proibido Parar).
- Deixar quaisquer objetos no passeio público e via pública, tais como: placas de publicidade, mesas, cadeiras e quaisquer outros objetos que embaracem ou impeçam o livre trânsito de pedestres ou veículos,
- Os estabelecimentos comerciais poderão ocupar, com mesas e cadeiras, parte do passeio correspondente à testada do edifício, desde que fique livre para o trânsito uma faixa do passeio de largura mínima de dois metros.

Decreto regulamenta Zona Azul | Decreto publicado em maio do ano passado regulamentou a Lei Municipal 210/2001, que instituiu o estacionamento rotativo Zona Azul. O decreto determinou o tempo máximo de 2 horas para permanência nas áreas de Zona Azul após o aviso de irregularidade. Até maio de 2012, não havia prazo máximo de permanência para quem era notificado com aviso de irregularidade.
O decreto também dispensou deficientes físicos e idosos do pagamento da tarifa da Zona Azul desde que estacionados nas vagas reservadas, identificados com cartão fornecido pela Prefeitura e pelo período máximo de 2 horas.
O estacionamento rotativo funciona das 8h30 às 18h30, de segunda à sexta-feira, e das 8h30 às 13h30 aos sábados.

Taxistas discutem propostas | A convite do secretário Marcos Koyama, representantes de seis pontos de táxi de Registro reuniram-se com a equipe da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana para discutir propostas e sugerir melhorias. O encontro aconteceu nesta segunda-feira, 21/01, na sede da Secretaria. O trabalho com os taxistas conta com o apoio da Divisão de Posturas da Secretaria de Planejamento Urbano e Obras e da Divisão de Fiscalização Tributária da Secretaria de Finanças.
A fixação de tabela de preço nos veículos e instalação de taxímetros, além da criação de ponto de táxi 24h e plantão noturno foram algumas das propostas discutidas, além da infraestrutura dos abrigos de passageiros, criação de novos pontos de táxi nos bairros e identificação e padronização dos veículos.
Como sugestão, os taxistas pediram a instalação de novas placas de identificação dos pontos, rebaixamento da guia em frente ao abrigo do usuário, melhorias no passeio público, acesso ao ponto de táxi nos dias de feira na Rua da Saudade, além de fiscalização de veículos que utilizam erroneamente a faixa exclusiva para taxistas.
A Secretaria de Trânsito contou com a adesão de todos os pontos contatados e os taxistas se mostraram bastante motivados a manter o trabalho com a Prefeitura. “Os taxistas estão vendo a Prefeitura como parceira e o retorno disso é um diálogo muito produtivo”, disse o Secretário.
Os pontos de táxi existentes em Registro são: Ponto 01 - Praça dos Expedicionários, Ponto 02 - Terminal Rodoviário, Ponto 03 - Rua Shitito Maeji, Ponto 04 - Rua João Pocci, Ponto 05 - Rua da Saudade, Ponto 06 – Hospital São João, e Ponto 07 - Rua Meraldo Previdi.

Madeira ilegal é apreendida pela PRF


Jacupiranga

Durante patrulhamento na altura do km 480 da Rodovia Régis Bittencourt, município de Jacupiranga, Policiais Rodoviários Federais da 5ª Delegacia abordaram o caminhão Ford F700 com placas de São Paulo, conduzido por um morador da região. O caminhão estava carregado com toras de madeira.
Solicitado, o motorista informou que não tinha qualquer documentação fiscal ou ambiental da madeira, a qual se mostrava ser nativa. Após medição, apurou-se o total de 18m³ de madeira. 
Posteriormente, será realizada perícia para se precisar a espécie da madeira nativa.
Assim, logo após a apreensão do caminhão e da madeira e do registro 
do crime ambiental, o motorista foi liberado para responder 
criminalmente em liberdade. Também será aplicada multa pela infração 
ambiental.
O fato aconteceu nesta segunda-feira, 21/01, por volta das 16h.

Aumenta o número de Policiais Rodoviários Federais na Rodovia Régis Bittencourt


Vale

Mais segurança na Rodovia Régis Bittencourt com 24 novos Policiais Rodoviários Federais, recém-empossados. É um reforço de mais de 50% do efetivo anterior proporcionado pelo Inspetor Helenio Romualdo Almeida, Superintendente Regional da PRF no Estado de São Paulo (maior autoridade da PRF no Estado), e sua Equipe.
Nomeados após participarem de concurso público e curso de formação profissional, os 24 novos PRFs foram lotados na 5ª Delegacia da PRF no Estado do São Paulo, sendo que trabalharão exclusivamente na Região (municípios de Juquiá, Registro, Pariquera-Açú, Jacupiranga, Cajati e Barra do Turvo). Com os outros 10 PRFs que tomaram posse em outubro de 2012, são 34 novos policiais.
Já foi possível elevar o número de viaturas no trecho, assim como aumentar a fiscalização nos problemas mais latentes, como o trânsito de motocicletas, o excesso de velocidade e a ingestão de bebidas alcoólicas por motoristas. Em relação à criminalidade, serão focados os crimes de Descaminho, Contrabando, Tráfico de Armas e Entorpecentes. O aumento de viaturas também permitiu diminuir o tempo de resposta da PRF, evitando o roubo e o furto de cargas de caminhões e de pertences de pessoas feridas e/ou mortas na rodovia.
Qualquer tipo de denúncia, visando aumentar a segurança dos usuários da rodovia, pode ser feita através dos telefones 191, em todo o Brasil, ou (13) 3821-1819, para o trecho da 5ª Delegacia.

DRADS apresenta proposta de implantação do CREAS Regional


Registro

Na manhã desta terça-feira, 22 de janeiro, a Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social do Vale do Ribeira (DRADS) e o Ministério Público do Estado de São Paulo reuniram prefeitos, vereadores, gestores da Assistência Social e demais lideranças da região para apresentar a proposta de implantação do CREAS Regional – Centro de Referência Especializado de Assistência Social. O encontro aconteceu na Associação Cultural Nipo Brasileira de Registro (Bunkyo).
Diante do aumento da exploração sexual de crianças e adolescentes, jovens em conflito com a lei, trabalho infantil e demanda de abrigamento, a DRADS, que representa a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social no Vale do Ribeira, mobilizou-se no sentido de efetivar o Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Esta discussão com os diversos setores sociais da região culminou na necessidade da implantação do equipamento público de proteção social especial de média complexidade, os CREAS. Estes centros constituem-se numa unidade pública estatal de abrangência municipal ou regional de prestação de serviços especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados. Deve, ainda, buscar a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares. Dentro de seu contexto social, deve focar no fortalecimento dos recursos para a superação da situação apresentada.
O Vale do Ribeira possui mais de 71% de sua população em situação de alta e muito alta vulnerabilidade social, segundo o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS). Apesar de o índice ser alto, só existem três CREAS na Região: Registro, Cajati e Eldorado. Nos outros onze municípios, a população que sofre violência não dispõe de atendimento adequado e suficiente. Para tentar reverter essa situação, criou-se a comissão composta pela DRADS, Codivar e Secretaria Estadual e Justiça e Defesa da Cidadania, com a função de detalhar a proposta para a implantação do CREAS Regional. Esta unidade seria itinerante, com quatro equipes técnicas e com sede em uma das cidades da região para atender a demanda existente.
Segundo a diretora regional da DRADS, Ana Lourdes Fidellis de Oliveira, a proposta foi aprovada pelo secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, que buscou recursos para a implantação do equipamento, com apoio do governador Geraldo Alckmin. “Não podemos deixar de citar a importância do envolvimento do Ministério Público na articulação e mobilização, para a concretização da implantação do CREAS Regional. Estamos confiantes na adesão dos municípios e, com certeza, a DRADS vai se empenhar para que o equipamento seja implantado dentro do prazo estabelecido”, disse.
Presente no evento, o prefeito de Registro, Gilson Fantin, destacou a importância da implantação do CREAS Regional para ampliar o atendimento à população em situação de vulnerabilidade.

Escolas estaduais recebem recursos para pequenas reformas


Vale

As 84 escolas da rede estadual de ensino da região receberam R$ 663,6 mil da Secretaria da Educação para executarem pequenas reformas ou reparos nas unidades antes do início do calendário letivo, em 1º de fevereiro. Em todo o Estado, serão aplicados R$ 40 milhões nas mais de 5.000 escolas da rede estadual. Os recursos são do programa Trato na Escola, que visa revitalizar as unidades para receber os alunos na volta às aulas e melhorar o ambiente escolar tanto para estudantes e professores como para a comunidade em geral.
Na área de abrangência da Diretoria de Ensino de Registro foram beneficiadas 40 escolas, nos municípios de Registro, Sete Barras, Cananéia, Cajati, Jacupiranga, Eldorado, Barra do Turvo e Pariquera-Açu. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, anualmente cada escola estadual recebe R$ 7.900, que podem ser empregados na contratação de pequenas reformas ou reparos, pintura e troca de equipamentos, antes do início do calendário letivo. Os recursos são repassados às Associações de Pais e Mestres (APM).
"Investimos regularmente em reformas, ampliações ou construções de escolas, mas, ainda assim, é importante, no início de cada ano, preparar as unidades para recepcionar os alunos em espaços adequados ao desenvolvimento pedagógico", afirmou o secretário estadual da Educação, Herman Voorwald. Somente nos últimos dois anos, a Secretaria investiu R$ 883,5 milhões em reformas, ampliações ou construções de escolas estaduais em todo o Estado.

Atleta registrense conquista título inédito no Brasileiro de Tênis de Mesa


Registro

Campeão Brasileiro Intercolonial, Henrique Kenji Kimura Noguti
No final de semana passado aconteceu a 63ª edição do Campeonato Intercolonial Brasileiro de Tênis de Mesa, em Registro, reunindo, de acordo com os organizadores, cerca de 800 atletas de 18 regiões e aproximadamente 3 mil pessoas entre equipes técnicas, amantes do esporte, familiares e amigos. No dia 18/01, sexta-feira, foi comemorado o Centenário da Colonização Japonesa de Registro, Sete Barras e Iguape. Atletas brasileiros renomados, assim como Ubiraci Rodrigues da Costa – conhecido como Biriba e Emiko Takatatsu, prestigiaram o evento.
A abertura oficial do campeonato foi realizada na manhã de sábado, 19/01, pelo prefeito de Registro, Gilson Fantin e contou com a presença do presidente da Comissão do Centenário, Toshiaki Yamamura, vice-prefeito Nilton Hirota, do presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), Alaor Azevedo, do deputado estadual Samuel Moreira, presidente do Bunkyo, Kuniei Kaneko, presidente do RBBC, Rogério Ramponi, diretor do Departamento de Tênis de Mesa da UCES, Shobei Watanabe e o secretário de Esportes, Djalma Luiz dos Santos, entre outras lideranças.
O maior evento de tênis de mesa da América Latina, organizado pela comissão do Centenário, juntamente com a UCES, Associação Registrense de Tênis de Mesa (ARTEME), RBBC e Bunkyo, pela primeira vez aconteceu em uma cidade com menos de 100 mil habitantes.

Registrense conquista título inédito | O atleta registrense Henrique Kenji Kimura Noguti, de 8 anos, conquistou no dia 20 de janeiro o título de Campeão Brasileiro Intercolonial de Tênis de Mesa. Trata-se de um feito histórico, pois é a primeira vez que um atleta registrense conquista este título em 63 anos de história do campeonato.
Estudante do 4º ano do ensino fundamental do Colégio Adventista de Registro, Henrique começou a praticar tênis de mesa aos cinco anos de idade. Competiu pela primeira vez em 2010, na tradicional Copa Taiyo de Tênis de Mesa na cidade de Caldas Novas/GO, sagrando-se campeão na categoria até 9 anos, então com 6 anos.
Ele treina atualmente com o técnico Fabio Shiray na ARTEME e complementa os treinamentos com muito “bate bola” com seu irmão Gustavo Noguti, seus pais e seu amigo Henri Sasaki. Mas é claro, sem jamais esquecer todos os atletas da ARTEME, amigos, primos e tios que em muito o ajudam em seus treinamentos. (Com informações do site da CBTM)

CONFIRA A RELAÇÃO DOS ATLETAS CLASSIFICADOS:

Região Sudoeste / Categoria individual
Anna Paula Ohya – vice-campeã – pré pré mirim feminino
Henrique Kimura Noguti – campeão – pré pré mirim masculino
Monica Furusho – 5º lugar – pré mirim feminino
Amanda Uwai – 6º lugar – pré mirim feminino
Lina Horigushi – 6 lugar – adulto feminino
Katya Senaga Shiray – 6º lugar – lady
Mauro Kiyota – vice-campeão – sênior
Maria Vitoria Laplaza – vice-campeã – livre feminino
Felipe Mei – 5º lugar – livre masculino

Categoria Repescagem
Karina Ayumi  Senaga Shiray – 7º lugar – pré  pré mirim feminino
Verena Bertelli Maeji – 6º lugar – pré mirim feminino
Cecília Kanachiro – 8º lugar – pré mirim feminino

Categoria Equipes
4º lugar – pré pré mirim feminino – Anna Ohya e Ayumi Shiray
5º lugar – pré pré mirim masculino – Henrique Noguti e Hideaki Shiray
5º lugar – pré mirim feminino – Verena Bertelli Maeji e Beatriz
6º lugar – mirim masculino – Gustavo Noguti e Henri Sasaki
5º lugar – infantil masculino – Lucas Sughiz, Fernando Nishi e Igor Yanaguizawa
6º lugar – infantil masculino – Hikaru Teragushi, João Kanagushiko e Thiago Ogura
6º lugar – adulto feminino – Lina Horigushi, Natalia Soma e Cristiane Seko
6º lugar – adulto masculino – Everson Sako, Cassio Kakihara e Rodrigo Mariya
5º lugar – pré lady – Kimie Sadamitsu e Cristina Harada
4º lugar – lady – Angélica Kaneko e Katya Senaga Shiray
4º lugar – super lady – Clarice Yoshihara, Caemem Nairo e Yumiko Fujisawa
3º lugar – sênior – Mauro Kiyota, Ari Uwai e Marcio Sanbonmatsu
5º lugar – veterano – Eiji Nakano, Aldo Higashi e Takashi Oishi
5º lugar – hiper lady – Kiyoko Nakanishi e Hisae Nakazawa
Vice campeão – super super veterano – Mitihiro Funaki e Nozomu Kikuti
5º lugar – super super veterano – Toshiaki Shitara e Noriyoshi Yamaguti

Categorias duplas
Vice campeão – dupla mista – Cristiane Seko e Rodrigo Mariya
5º lugar – dupla feminina – Kimie Sadamitsu e Katya Senaga Shiray

Para maiores informações acesse: www.intercolonial2013.blogspot.com.br

Inscrições para campeonatos municipais de futebol começam dia 28


Registro

A Prefeitura de Registro, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, está organizando diversos campeonatos de futebol em 2013, portanto, se você possui um time, ou tem interesse em participar, fique atento para não perder a data das inscrições.
No Campeonato de Futsal Interfirmas poderão participar todas as empresas e órgãos públicos do município, podendo haver a união de até duas empresas para formar um time. As inscrições começam dia 28/01 e encerram-se em 15/02. O Congresso Técnico será no dia 21/02 e a entrega de documentação deverá ser feita de 22/02 a 12/03.
O Campeonato Municipal de Futebol de Base também terá as inscrições de 28/01 a 15/02 e contemplará as categorias Sub-09 para atletas nascidos de 2004 a 2006, Sub-11 para nascidos em 2002 e 2003, Sub-13 para nascidos em 2000 e 2001, Sub-15 para nascidos em 1998 e 1999 e Sub-17 para nascidos em 1996 e 1997. O Congresso Técnico será no dia 21/02 e a entrega de documentação deverá ser realizada de 20/02 12/03.

Skank atraiu milhares de pessoas


Ilha Comprida

Os mineiros do Skank, no dia 19/01, foram os responsáveis por um dos maiores shows já realizados na Ilha Comprida. Milhares de pessoas lotaram a Arena de Eventos da Praia do Boqueirão Norte, as adjacências, ruas e avenidas próximas.
Foi o primeiro show do grupo em 2013 e após empolgar a platéia heterogênea com novos e velhos sucessos, o Skank atendeu aos pedidos da multidão e voltou para o bis. Um só, não. Várias músicas. Samuel disse que se o ano de 2013 continuar “com essa toada”, será maravilhoso.  O show começou pontualmente às 23h e a organização do Ilha Verão alerta que os shows estão começando rigorosamente no horário previsto. 

Vocalista Samuel agita multidão

Professores da Accademia Gastronômica ministram aulas na Ilha


Ilha Comprida

Alunos assistem aulas gastronômicas
Chefs de cozinha da Accademia Gastronômica, estão ministrando aulas de gastronomia nos finais de semana no Espaço Gastronômico do Ilha Verão Cultural. 
Idealizada por Giuseppe Gerundino, talentoso chef italiano, a Academia espelha sua experiência na Scuola della Cucina Italiana de Milão, conceituada escola de culinária ligada à revista La Cucina Italiana, especializada em gastronomia
A escola, localizada na capital, oferece a seus alunos salas equipadas, workshops sobre temas específicos e cursos mais completos e longos, sendo que, em cada aula, os alunos aprendem técnicas especiais para manipular ingredientes e realizar receitas, com demonstrações teóricas e práticas. É um pouco dessa arte que está presente no Espaço Gourmet do Ilha Verão Cultural.
As aulas são ministradas no Espaço Cultural Gastronômico – em área anexa ao Espaço Cultural Plínio Marcos.
Entre os dias 28 a 31/01, chef Michele Buontempo e nos dias 2 e 3/02 será a vez de Fátima Del Nero. 
O primeiro curso foi realizado entre os dias 18 e 20/01 e ministrado por Juliana Pascal “Panificação e Confeitaria”.
As vagas são limitadas a 40 pessoas por aula e a idade mínima é 14 anos. Interessados pelos novos cursos ainda estão em tempo de se inscreverem.

Conheça em detalhes das receitas e o conteúdo das aulas e o currículo dos chefs no

Atrações e shows| O Ilha Verão Cultural prosseguirá até o dia 3/02 no Espaço Cultural Plínio Marcos e na Tenda Cultural Gastronômica. A longa temporada de shows contará com Toninho Horta, Leo Gandelman, Danny Vincent e outros grandes cantores e compositores, além do II Festival de Teatro de Rua de Ilha Comprida (FETRIC), Mostra de Cinema, oficinas de artesanato, lançamentos literários e a 14ª edição da Feira Regional de Artesanato Tradicional Resgatando o Vale.  A visitação da feira é das 14 às 24h. Os shows no Plínio Marcos acontecem sempre às 21h. As sinopses dos shows podem ser acessadas pelo site da Ilha Comprida.

Acompanhe a agenda:
28/01 – Segunda-feira
20h - Mostra de Cinema
21h - Show - Malamanhado
29/01 – Terça-feira
Noite do Chorinho - Roupa de Época

30/01 – Quarta MPB
Show - Anabel Bian

31/01 – Quinta Rock
Show - Rock Memory

01/02 – Sexta Blues
Show - Igor Prado Blues Band

02/02 – Sábado Jazz
20h - Exibição do documentário “A Música Audaz de Toninho Horta – Direção – Fernando Libânio
21h – Show - Toninho Horta e Banda- Lançamento

03/02 – Domingo
20h30 - Show - Jandira Silva e Banda
22h - Show - Duca Belintani

I Festival Cultural vai movimentar as férias

Família Burg

Registro

Música, teatro, dança e cinema estão na programação do 1º Festival Cultural de Férias que começou neste final de semana, dias 25, 26 e 27 de janeiro e prossegue dias  01, 02 e 03 de fevereiro, na Praça Beira Rio. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo da Prefeitura de Registro, com apoio da Secretaria de Cultura do Estado e Abaçaí Cultura e Arte.
O talento do grupo Janelas & Beirais abriu a programação nesta sexta-feira, 25/01, às 20h. Formado em Iguape, o grupo explora novas composições do chorinho, sem deixar de lado os grandes clássicos de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth, Paulinho da Viola, entre outros.
A primeira noite do Festival, realizado na Praça Beira Rio, recebeu ainda o Raízes do Ribeira. Atração do Revelando São Paulo, o grupo embalou o público com o melhor do sertanejo raiz. Com violas, violões, acordeom, contrabaixo e percussão, os 15 músicos resgatam músicas hoje pouco lembradas e até mesmo desconhecidas pelos jovens.
No sábado, 26/01, além do Cinema Para Todos às 17h, aconteceu o show com a recém-criada Banda Sophia, que canta o melhor do rock dos anos 80, e apresentação de samba com Carol Aniceto, de São Paulo.
No domingo, a música continuou com shows de grupos registrenses: o sertanejo de Miguel e Maria Letícia, Andrey e Santiago e Grupo Gandaiera. Encerrando a noite, o rock da Banda Audiophone.

Teatro | O Festival vai contar ainda com a grande atração do espetáculo circense “Bufonarias II” com a Trupe Olho da Rua. Baseado no melhor estilo do circo-teatro-popular, o espetáculo é originado de uma pesquisa sobre gags tradicionais de picadeiro e números realizados por artistas populares (palhaços) nas praças com alto grau de improvisação e interatividade. O espetáculo é costurado por quatro palhaços: Fusquinha, Tangará, Farofa Fofa e Seriguela que entre muitas confusões ressaltam, através da incoerência dos palhaços, a importância da amizade nos dias de hoje. Com uma charanga vibrante e números de pirofagia, “Bufonarias II” é diversão para todas as idades.

1° FESTIVAL CULTURAL DE FÉRIAS DE REGISTRO
Dias 01, 02 e 03/02
Local: Praça Beira Rio – atrações gratuitas

DIA 01/02 - SEXTA
19h – Jéssica França (Voz e Violão – Registro/SP 
20h – “Grupo Manos” (Dança de Rua) – Registro/SP
21h – “Grupo Samba e Swing” (Samba) – Registro/SP
22h – “Grupo Ousadia” (Pagode) – Registro/SP 

DIA 02/02 - SÁBADO
17h30 – Confraria dos Pândegos – “Pandeguices em série” – (Teatro/Comédia) – Ribeirão Preto/SP
20h – Taíse Xavier e Banda Alpha (Gospel) – Registro/SP
21h – “Banda Nova Geração” (Gospel) – Registro/SP 
22h30 – “Banda Alpha e Ômega” (Gospel) – Registro/SP

DIA 03/02 - DOMINGO
15h – Família Burg – “Encantésimo” (Teatro/Comédia) – Campinas /SP
16h30 – Cristiano Martins Oliveira – “Falando por 2” (Teatro de ventríloquo/Comédia) – Registro/SP
20h – “Sexteto Grupo Cartoon” (Música/Trilhas de desenhos e filmes) – Cubatão/SP 
21h30 – “Rock U” (Rock) – Registro/SP

PROMOÇÃO E ORGANIZAÇÃO: Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo de Registro.

Iguape espera receber 200 mil foliões


 Iguape

A Capital da Folia do Vale do Ribeira se prepara para receber cerca de 200 mil foliões no período de 8 a 12 de fevereiro, na Festa Popular mais esperada da temporada – o Carnaval.
O município, reconhecido como Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil, concilia tradição e folia e é sinônimo de curtição. No comércio local já é possível encontrar abadás à venda.
Em outros pontos, carros alegóricos começam a ser confeccionados. Baterias iniciam os ensaios e a Prefeitura Municipal está em processo de finalização da programação definitiva que contará com desfile de Blocos, Bonecões e Escolas de Samba.
Para garantir a diversão e segurança aos turistas, comerciantes e munícipes, 40 policiais entre soldados, cabos e um Oficial PM, da Operação Verão (ação conjunta com o Governo do Estado de São Paulo - que visa à preservação da ordem pública), reforçam, desde o dia 28/12, o patrulhamento em Iguape, Rocio, Barra do Ribeira e Icapara, com apoio de uma Base Comunitária Móvel, três motos e quatro viaturas de área.
Esse reforço segue até o dia 13/02 e aos finais de semana cerca de 30 alunos do Curso Superior de Formação de Polícia, de Registro, supervisionados, porém aptos, auxiliam no policiamento.


Abadás à venda

Diretor da Sabesp anuncia R$ 15 milhões em obras para o Vale do Ribeira


Vale

Ainda este ano, a Sabesp iniciará no Vale do Ribeira um novo pacote de obras de esgoto no valor de R$ 15 milhões. O anúncio foi feito pelo diretor de Sistemas Regionais da Companhia, Luiz Paulo de Almeida Neto, na tarde de sexta-feira, 18/01, durante eventos de lançamento de obras em Juquiá e Registro.
O novo pacote contemplará 10 cidades com expansão e melhorias de sistemas de coleta e afastamento de esgotos, e outras duas com implantação de sistemas de esgotamento sanitário em comunidades isoladas. Fora essas obras, a Sabesp também está construindo estação de tratamento de esgotos em Itaoca e tem recursos assegurados para, em breve, instalar estações nas cidades de Barra do Chapéu e Ribeira.
Diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Luiz Paulo de Almeida
“A meta da Sabesp é tratar 100% dos esgotos nas sedes dos municípios até o fim de 2014”, afirmou Luiz Paulo. O diretor ressaltou que só faltam as estações de Itaoca, Barra do Chapéu e Ribeira para que todas as 23 cidades da região sejam dotadas de tratamento de esgotos.
Agora em janeiro, outras obras da Sabesp estão em andamento ou sendo iniciadas no Vale do Ribeira, além das previstas no novo pacote.  Duas delas, em Juquiá e Registro, foram oficialmente lançadas na sexta-feira, em eventos nas duas cidades, com participação do diretor, dos prefeitos Merce Hojeije e Gilson Fantin, do deputado estadual Samuel Moreira, do superintendente regional da Sabesp, José Francisco Gomes Júnior, vereadores, secretários municipais e moradores.
Em Juquiá, a obra levará coleta de esgotos a oito ruas e um trecho da estrada Juquiá-Piedade, na Vila Sanches, beneficiando cerca de 500 moradores. Serão investidos R$ 543,7 mil. Em Registro, a rede coletora do Jardim Ipanema será ampliada, com benefícios a 400 moradores e investimentos de R$ 516,2 mil, incluindo a construção de uma estação elevatória de esgoto.
O prefeito Merce Hojeije, de Juquiá, afirmou estar contente por anunciar uma obra bastante cobrada pela população. “Depois da rede de esgoto levaremos outras melhorias à Vila Sanches”, comentou. Em Registro, o prefeito Gilson Fantin comemorou o início de mais uma obra e informou que uma de suas primeiras providências, ao assumir a Prefeitura, foi retomar negociações para renovar o quanto antes o contrato de serviços de saneamento com a Sabesp. O deputado estadual Samuel Moreira, presente aos eventos de Juquiá e Registro, elogiou a atuação da Sabesp e falou da importância do saneamento para a saúde da população e a preservação do meio ambiente.
O superintendente regional da Sabesp, José Francisco Gomes Júnior, afirmou que nos últimos dois anos a empresa investiu R$ 35 milhões no Vale do Ribeira, ampliando sua área de atendimento principalmente através de expansão da rede coletora de esgotos e implantação de sistemas de água e esgotamento sanitário em pequenas comunidades rurais.

Codivar e Consaúde elegem novos presidentes

Miyashiro (a esq), Macedo (ao meio) e Samuel  (a dir)

Vale

No dia 18/01, em Pariquera-Açu, aconteceram as novas eleições para eleger representantes do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Riveira (Codivar) e Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Riveira (Consaúde).
O encontro ocorrido na sede do Consaúde destacou a importância e a liderança da instituição, através de sua diretora superintendente, Maria Cármen Amarante Botelho, que vem trabalhando constantemente ao lado dos prefeitos do Vale e Litoral Sul com o objetivo de tornar a saúde nessas duas regiões uma referência de qualidade para todo o país.
Das 24 cidades integrantes do Codivar, 20 tiveram seus prefeitos presentes e quatro enviaram representantes, além da participação de instituições estaduais, vereadores, lideranças regionais e a presença do deputado estadual líder do governo Samuel Moreira e o representante do deputado federal Nelson Marquezelli.
Os novos integrantes da presidência e conselho fiscal para o ano de 2013 do Consaúde foram eleitos por unanimidade entre os 20 prefeitos presentes, três vice-prefeitos e um representante municipal: presidente, Sérgio Miyashiro (Pedro de Toledo); vice-presidente, Ademir Kabata (Sete Barras); representantes do conselho fiscal, presidente Décio Ventura (Ilha Comprida), e vice-presidente, Gilson Fantin (Registro). Dois vereadores ainda serão integrados ao Conselho Fiscal após indicação da UVEVAR (União dos Vereadores do Vale do Ribeira).
Também por unanimidade, José Cândido Macedo, prefeito de Jacupiranga, foi eleito o presidente do Codivar. Araldo Tedesco (Tapiraí) foi eleito o vice-presidente, Luiz Koga (Cajati) e Valmir da Silva (Iporanga), Conselho Fiscal. 
Durante a reunião do Consórcio de Desenvolvimento foi reeleito como superintendente da instituição, Luiz Antônio Zaghi (Xoquito).
Eleito com a aprovação de todos os presentes para a presidência do Consaúde, o prefeito de Pedro de Toledo, Sérgio Miyashiro, chamou atenção para a união regional e o fortalecimento do setor como forma de melhorar a qualidade de vida da população: “Presenciamos hoje um fato histórico, todas nossas cidades estão aqui presentes. Essa reunião de prefeitos demonstra nossa união, confiança e compromisso pelo bem do desenvolvimento e da saúde regionais”.
Já o novo presidente do Codivar e prefeito de Jacupiranga, José Cândido Macedo, lembrou que Merce Hojeije, de Juquiá, inovou o Consórcio na última gestão e ressaltou que abraça esse desafio com muito empenho, comprometimento e responsabilidade. "Foi uma escolha que contou com o apoio de todos os prefeitos. Nossa missão é o de buscar soluções para os problemas regionais", disse Macedo, citando especificamente a saúde, meio ambiente e a Serra do Cafezal. Macedo garantiu ainda que pretende realizar uma gestão compartilhada “Tenho certeza que unidos vamos ter força e maior representatividade”.

Outras pautas | Além das eleições do Codivar e Consaúde, o encontro serviu para lembrar os presentes sobre os contratos de rateio e a necessidade dos municípios estarem sempre com as contas em dia junto ao Consórcio de Saúde. O deputado estadual Samuel Moreira comprometeu-se em agendar reuniões com o executivo estadual para junto de prefeitos e consórcios buscar soluções para as demandas ligadas a saúde e a economia – tudo com a intenção de fortalecer as relações entre o Vale do Ribeira, o Litoral Sul e o Estado.
Outro destaque do encontro foi a presença das cidades de Registro e Mongaguá, já que há quatro anos os municípios não enviavam representantes ao Conselho. O atual chefe do executivo de Registro, Gilson Fantin, foi eleito como vice-presidente do Conselho Fiscal do Consaúde. “Participar das decisões do Consaúde é ter compromisso com a saúde pública do Vale do Ribeira. Os órgãos gerenciados pelo Consórcio são referência para todos os municípios da região e precisam do apoio de todos os prefeitos”, afirmou.

Ações desenvolvidas na gestão de Merce 2011 e 2012| Reorganização administrativa do consórcio; mudança do estatuto que o enquadrou na Lei Federal; tornou o consórcio público, o que possibilita fazer convênios com o governo do estado e federal e reinseriu o Codivar na política regional intensificando o relacionamento com os órgãos estaduais, principalmente durante as crises como, por exemplo, nas enchentes de 2011 organizando a campanha de arrecadação de donativos e ajuda aos desabrigados;
O Consórcio assinará ainda, neste ano, quatro convênios com o governo do estado de São Paulo no valor total de aproximadamente R$ 1,5 milhão cujos projetos Economia verde, plano estratégico de turismo, plano intermunicipal de gestão de resíduos sólidos, pré-licenciamento para implantação de empreendimentos industriais foram desenvolvidos durante a gestão Merce.

Serviço | O Conselho de Prefeitos do Consaúde, através do Conselho Técnico do Consaúde, convida a todos a participarem de uma reunião que será realizada nesta sexta-feira, 25/01, às 10h, no Auditório do Consaúde, em Pariquera-Açu.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Jovem desaparece depois de sair para surfar em Peruíbe, SP


O turista Augusto Aguiar, de 31 anos, está desaparecido desde o último sábado (12), quando saiu para surfar na praia do Jardim Imperador, em Peruíbe , no litoral de São Paulo. O contabilista de uma indústria farmacêutica passava o final de semana no litoral com a família da esposa.
Segundo o Salvamento Aquático do Corpo de Bombeiros de Peruíbe, neste domingo (13) foram realizadas buscas pelo mar com uma embarcação que veio de Guarujá e com o apoio do helicóptero Águia da Polícia Militar. Nesta segunda-feira (14), as buscas começaram logo pela manhã e contam com dois botes, uma motoaquática e uma embarcação do Guarujá. A previsão é que o helicóptero continue auxiliando nas buscas. Os bombeiros procuram pelo desaparecido por toda a extensão das praias de Peruíbe e do litoral sul.
De acordo com as informações passadas pela família, Augusto saiu por volta das 7h25 de sábado para surfar. A esposa de Augusto, Lilian Coelho, de 28 anos, conta que a família estava hospedada na casa da tia dela que mora em Peruíbe. O casal passou o Natal no local e voltou na sexta-feira para aproveitar o fim de semana no litoral e comemorar o aniversário da prima de Lilian.
“Ele resolveu trazer a prancha dele. Ele surfava antes mesmo de eu o conhecer, mas ele morou fora e já tem pelo menos quatro anos que ele não surfava. Ele não surfou em nenhum momento nesse período”, conta ela. Lilian conta que Augusto a convidou para ir até a praia, mas como o tempo não estava bom e estava ventando, ela resolveu ficar em casa.
As câmeras de monitoramento da casa da tia de Lilian, onde o casal estava hospedado, registraram Augusto saindo e indo em direção a praia. “Dá pra ver que ele desceu a escada, mas não conseguimos ver se foi para o mar”, explica.
Logo depois que Augusto saiu, Lilian conta que trocou de roupa e foi passear com uma cachorra. Ela percorreu vários pontos da praia, certo de que avistaria o marido, mas não o encontrou em nenhum lugar. Voltou para casa, foi novamente no local, mas desta vez, com uma máquina fotográfica, e mais uma vez não teve sucesso. “Vinte minutos depois eu já não o vi mais, em nenhum momento”, fala. Assim que retornou a residência, pediu ajuda aos seus familiares, que acionaram o Corpo de Bombeiros.
No começo da tarde, a família do rapaz alugou um helicóptero e sobrevoou a área para tentar encontrar Augusto. Mas a ação foi realizada sem sucesso.
Por volta das 12h, a prancha de Augusto foi encontrada por uma menina que brincava no mar em um ponto localizado entre a casa e a base do salvamento aquático. Porém, a família só ficou sabendo da notícia às 20h, quando entregaram a prancha para a polícia. “A prancha está intacta”, diz Lilian. A corda que prende a prancha no pé do surfista não estava arrebentada e permanecia fechada.“Quando o surfista sai para surfar ele não vai direto, ele analisa o mar, o vento. Ele não tinha parafina, então ele ia procurar um outro surfista para procurar a parafina”, fala a esposa de Augusto. Após encontrarem a prancha do rapaz a polícia também foi acionada e a família realizou um boletim de ocorrência. Para Lilian, há muitas coisas que não estão esclarecidas. “Estamos trabalhando com todas as hipóteses. Está muito estranho”, fala.
Augusto possui uma tatuagem de um dragão nas costas e, segundo Lilian, também estava com uma corrente com um crucifixo e com a aliança de casamento. Essas são algumas características para o reconhecimento do rapaz.
Redes sociais 
Os amigos e familiares do jovem criaram uma conta nas redes sociais para ajudar nas buscas. Na página “Ajudem-nos a encontrar o Augusto” há fotos do rapaz e informações sobre ele. Mais de quatro mil pessoas já visualizaram a página e compartilharam a informação, fazendo com que o desaparecimento fosse mais divulgado. Qualquer pessoa que encontrá-lo ou tiver alguma informação sobre o desaparecimento de Augusto também pode entrar em contato com a família pelos telefones disponíveis na página.
Fonte: Site G1 (http://m.g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2013/01/jovem-desaparece-depois-de-sair-para-surfar-em-peruibe-sp.html)

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

De pequena garagem a grande palco


Escritor, radialista, dramaturgo, roteirista, poeta, professor, ator e diretor - Romário Machado Barbosa luta pela valorização e expansão da cultura e do teatro


Mariana Areco Torres
Pariquera-Açu

A cultura é fundamental para a compreensão de diversos valores morais e éticos que guiam o comportamento social e entender como estes valores se interligam nas pessoas e como eles conduzem as emoções e a avaliação do próximo é um grande desafio. Pensando assim que Romário Machado Barbosa luta pela valorização e pela expansão da cultura e do teatro.
Seu mais novo projeto é criar um grupo de teatro em Pariquera-Açu chamado GRUTAPA (Grupo de Teatro Amador de Pariquera-Açu), que terá como principal objetivo divulgar a cultura, principalmente o teatro, como forma de lazer, desenvolvimento social e autoconhecimento, além de descobrir valores artísticos.

Romário explica que pretende iniciar as aulas em março e que as primeiras turmas poderão participar do projeto gratuitamente, contribuindo apenas com o material didático. “O objetivo é selecionar os que mais se destacarem para ai sim formar o GRUTAPA. Ai, as próximas turmas terão mensalidade, mas, que estarão dentro das condições da comunidade”, destaca.
O curso será dividido em duas etapas: a primeira parte será teórica, onde o aluno tomará conhecimento da origem e evolução do teatro, história do teatro no Brasil, elementos do teatro (diretor, ator, som, figurino e luz), entre outros assuntos. A segunda etapa será prática, com exercícios de concentração, improvisação, interpretação, finalização com a montagem de um espetáculo e etc. “Para poder cobrar é preciso ensinar primeiro”, explica.

A carga horária do curso será de 80 horas, sendo ministradas nas segundas e nas quartas-feiras com 3 horas em cada dia. “Minha real intenção é formar turmas nos três turnos. Por questões de responsabilidade só ministro aulas com no máximo 20 alunos, pois necessito dar atenção a cada aluno, para acompanhar o desenvolvimento de todos ao mesmo tempo”, salienta Romário.

Mesmo sendo ministrado em Pariquera, os interessados de outros municípios também poderão participar. “O curso é aberto a todos os interessados, desde que possam se deslocar. No teatro não há preconceito ou discriminação”. Seguindo essa linha que Romário também não selecionou uma faixa etária em específico para fazer parte do curso, pessoas de 8 a 80 anos poderão participar.

Com muita disposição, mas com pouca verba e apoio, inicialmente o curso será ministrado na garagem da sua casa, onde está montando um espaço, com iluminação e decoração para que em um futuro próximo vire um palco. Em outubro já terá uma peça infantil em cartaz composto por quatro personagens: A formiga fofoqueira.

Esses personagens são pessoas que já estão com Romário há algum tempo. Pessoas que nunca tiveram acesso ao teatro e que nunca imaginaram atuar, mas que agora são atores amadores. “Estamos no início, na fase de leitura do texto, pois o processo tem que ser lento, pois ao mesmo tempo que ensaiamos, dou aula para eles a fim de que saibam realmente como se desenvolve uma montagem teatral”, explica.

Dificuldades | Há 44 anos atuando na área, Romário já enfrentou muitos obstáculos, mas, nunca perdeu a esperança e o grande amor pelo teatro. “Se não podemos mudar o mundo, podemos ao menos mudar as pessoas a nossa volta e para isso precisamos estar sempre desenvolvendo trabalhos culturais, palestras de conscientização e o teatro tem a capacidade de ser um instrumento não só de lazer, mas também de conscientização social. Lembra da história do beija-flor carregando a gotinha de água para apagar o incêndio? Pois é, se cada um de nós fizermos um pouco pela nossa sociedade, teremos um mundo melhor”, acredita.

Romário conta que veio de Salvador para São Paulo atrás do sonho de crescer profissionalmente, mas que teve muitas dificuldades. Um dia veio passear no Vale do Ribeira, gostou da região e se mudou para cá. Hoje divide a casa onde mora e onde é seu espaço de trabalho com um amigo. Mesmo gostando muito da cidade, Romário explica o quanto é difícil mostrar para as pessoas a importância da cultura e do teatro e de como esse trabalho é sério. “Não é apenas pegar um texto, decorar e reproduzir. O teatro exige dedicação, responsabilidade, disciplina e muito trabalho, senão não teria motivo para existir os cursos profissionalizantes de nível superior”.

 Salienta ainda que o poder público não se esforça para valorizar e expandir a cultura. “A questão da valorização da cultura no interior tem dois culpados: o poder público municipal que não a promove e a população que, por falta de conhecimento e comodismo não cobra. Essa desvalorização é bem mais acentuada nas cidades do interior, mas, também não é muito diferente no país inteiro”.

Para Romário, o poder público não tem interesse em oferecer cultura para a população porque a cultura traz para as pessoas o conhecimento social e o discernimento para distinguir a mentira da verdade. “Quanto mais um povo ignorante melhor para fazer com que acreditem nas mentiras que os políticos contam. Tem um ditado que diz: Um homem inteligente é perigoso. Então, o melhor é manter a população burra”, contesta.   

Possibilidades | Romário acredita que com a atual gestão da Prefeitura, o município terá mais destaque na área de cultura, uma vez, na visão dele, pouco foi feito nesses dois anos que está na cidade. Porém, sabe que não terá atenção de imediato, já que considera que os primeiros meses para a nova equipe serão de adaptação e de conhecimento sobre as prioridades e assuntos mais emergenciais. “No momento, a maior contribuição que estou tendo é justamente essa entrevista que irá contribuir muito para a divulgação do meu trabalho e o meu projeto teatral para a cidade”, esclarece e agradece. Mas, Romário está confiante com o atual prefeito de Pariquera, Zé Carlos JC. “Ele se mostrou bastante interessado em apoiar a cultura em um todo e especificamente no teatro. Inclusive falou nos comícios e na entrevista que deu em meu programa (http://www.youtube.com/watch?v=TakJwRvBIZQ), que irá apoiar a cultura para jovens e para terceira idade”, afirmou.

Além da possível parceria entre Romário e prefeitura, as empresas interessadas em apoiar o projeto também podem contribuir com patrocínios. “Em troca divulgaremos suas logomarcas nos cartazes”, enfatiza.

Romário lembra ainda que o município só tem a ganhar com a valorização e expansão da cultura. “Será de grande valor para a formação de sua história e na divulgação da cidade, abrindo fronteiras e podendo até fazer intercâmbio cultural com outros municípios do Vale do Ribeira. Uma cidade sem cultura é uma cidade sem história”. 

Trajetória | Romário Machado Barbosa nasceu em 31/12/1955, em Salvador - Bahia e faz teatro desde os 13 anos, iniciando no Centro Educacional de Periperi. Virou profissional com DRT (atestado de capacitação profissional), em 1978. Em seu currículo constam mais de 30 peças de teatro, quatro longas metragens, sendo que um deles foi a participação em Tieta do Agreste, com a direção de Cacá Diegues, estrelado por Sônia Braga. Além de cinco curtas metragens e algumas campanhas publicitárias. Em literatura, possui poesias lançadas, crônicas e contos. É licenciado em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas, pela Universidade Católica de Salvador e Bacharel em Direção Teatral, pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. É também pós-graduado em educação pela Faculdade de Educação da Bahia e possui. Atualmente está produzindo, dirigindo e atuando em vídeos disponibilizados no Youtube, nas páginas de Romário Machado e Bibi Mariela.

 Romário Machado Barbosa em sua garagem
Amor à arte | Mesmo com tantos obstáculos e preconceitos que enfrentou Romário Machado Barbosa nunca perdeu a esperança em poder levar a cultura do Brasil pra frente. Quando criança apanhava do pai, que tentava fazer com que ele desistisse de uma profissão “sem futuro”, como é até hoje considerada por muita gente. Sofreu muitos preconceitos por ser deficiente físico em consequência da poliomielite, mas afirma sempre ter tirado de letra.

Ao perguntar o motivo de continuar acreditando tanto na cultura e no teatro mesmo depois de tantos obstáculos, Romário foi categórico. “Acredito e morrerei acreditando. Eu me considero um agente de transformação social e utilizo o teatro como forma de conscientizar as pessoas do seu espaço nesse universo, se respeitando e cobrando respeito, mas para isso é preciso que as pessoas conheçam os seus direitos e deveres, cumprindo-os para uma melhor convivência social. Se tivéssemos respeito um pelo outro teríamos uma sociedade melhor”.