domingo, 18 de outubro de 2009

Quem pensa que a Colômbia não passa de um país perigoso está muito enganado













Pessoas receptivas, alegres e muito atenciosas. É assim que se podem descrever os moradores da terceira maior capital da América do Sul.

Com quase 8 milhões de habitantes, Bogotá é uma grande cidade onde a maioria dos moradores faz de tudo para tratar muito bem os turistas.

Comidas típicas, lugares turísticos, música local, bebidas diferentes. É isso que os bogotanos querem mostrar aos visitantes. Para quem pretende conhecer a cidade, descansar é impossível, pois há muito que ver.

A capital colombiana tem 177 hotéis, 275 restaurantes, 109 consulados e embaixadas, 570 agências de viagem, 135 centros comerciais, 117 parques, 65 galerias de arte, 53 museus, 50 teatros, 58 salas de cinema, 28 igrejas e santuários e muito mais.

Quem pensa que a Colômbia não passa de um país perigoso está muito enganado. As Forcas Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) não são o que se vê na capital. Há muita segurança nas ruas, com soldados por todos os lados. Porém, os meios de comunicação brasileiros, de maneira geral, pouco mostram do lado positivo da Colômbia e de Bogotá.

Quem quiser viajar para o país vizinho certamente enfrentará algumas piadas. “Você está indo para Bogotá? Cuidado com as bombas. Traga uma da boa para mim.” Essas são algumas das frases que poderá ouvir, como se na Colômbia não houvesse nada de belo, rico, produtivo e especial para se conhecer.

Quem decide visitar Bogotá, entretanto, verá que cada peso que se gasta vale a pena. Até porque tudo é muito barato. Como os táxis, por exemplo. Uma corrida de aproximadamente 40 minutos não sai por mais de 20 mil pesos (aproximadamente R$ 20,00). Os bares e restaurantes também têm preços convidativos, assim como as lojas de artesanato e lembranças típicas.

Além disso, o país, conhecido como dominado pelo narcotráfico, tem pessoas muito bonitas. Ao contrário do que provavelmente espera um visitante do Brasil, a maioria dos rapazes tem mais gingado que muitos brasileiros com samba no pé. Os colombianos mais característicos têm a pele cor de jambo e olhos levemente amendoados.

O que se pode constatar é o feliz resultado da mistura entre espanhóis, índios e negros, ancestrais dos bogotanos.

As meninas de classe média, em sua grande maioria, têm estilo e são parecidas na maneira de vestir, com cabelos quase sempre repicados e penteados… despenteados! Lenços na cabeça e sapatinhos baixos são usados por muitas. Maquiagem carregada, sapatos de salto, cabelos com prancha e brilho não são muito comuns na moda feminina bogotana. Mas, isso, com certeza, faz parte do charme local.

A fé e a religião também são fortes características. Cerca de 95% da população é católica, e é comum ver santos e rosários nas casas e nas ruas.



Um comentário:

  1. Amiga...quando crescer quero escrever bonito assim que nem você!! Adoro a sua inspiração!! Manda muito bem...Adoroooooooooo seus textos...Saudades de vc, monguinha mais amada!!! Quando vc vem me visitar???

    ResponderExcluir