segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Codivar e Consaúde elegem novos presidentes

Miyashiro (a esq), Macedo (ao meio) e Samuel  (a dir)

Vale

No dia 18/01, em Pariquera-Açu, aconteceram as novas eleições para eleger representantes do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Riveira (Codivar) e Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Riveira (Consaúde).
O encontro ocorrido na sede do Consaúde destacou a importância e a liderança da instituição, através de sua diretora superintendente, Maria Cármen Amarante Botelho, que vem trabalhando constantemente ao lado dos prefeitos do Vale e Litoral Sul com o objetivo de tornar a saúde nessas duas regiões uma referência de qualidade para todo o país.
Das 24 cidades integrantes do Codivar, 20 tiveram seus prefeitos presentes e quatro enviaram representantes, além da participação de instituições estaduais, vereadores, lideranças regionais e a presença do deputado estadual líder do governo Samuel Moreira e o representante do deputado federal Nelson Marquezelli.
Os novos integrantes da presidência e conselho fiscal para o ano de 2013 do Consaúde foram eleitos por unanimidade entre os 20 prefeitos presentes, três vice-prefeitos e um representante municipal: presidente, Sérgio Miyashiro (Pedro de Toledo); vice-presidente, Ademir Kabata (Sete Barras); representantes do conselho fiscal, presidente Décio Ventura (Ilha Comprida), e vice-presidente, Gilson Fantin (Registro). Dois vereadores ainda serão integrados ao Conselho Fiscal após indicação da UVEVAR (União dos Vereadores do Vale do Ribeira).
Também por unanimidade, José Cândido Macedo, prefeito de Jacupiranga, foi eleito o presidente do Codivar. Araldo Tedesco (Tapiraí) foi eleito o vice-presidente, Luiz Koga (Cajati) e Valmir da Silva (Iporanga), Conselho Fiscal. 
Durante a reunião do Consórcio de Desenvolvimento foi reeleito como superintendente da instituição, Luiz Antônio Zaghi (Xoquito).
Eleito com a aprovação de todos os presentes para a presidência do Consaúde, o prefeito de Pedro de Toledo, Sérgio Miyashiro, chamou atenção para a união regional e o fortalecimento do setor como forma de melhorar a qualidade de vida da população: “Presenciamos hoje um fato histórico, todas nossas cidades estão aqui presentes. Essa reunião de prefeitos demonstra nossa união, confiança e compromisso pelo bem do desenvolvimento e da saúde regionais”.
Já o novo presidente do Codivar e prefeito de Jacupiranga, José Cândido Macedo, lembrou que Merce Hojeije, de Juquiá, inovou o Consórcio na última gestão e ressaltou que abraça esse desafio com muito empenho, comprometimento e responsabilidade. "Foi uma escolha que contou com o apoio de todos os prefeitos. Nossa missão é o de buscar soluções para os problemas regionais", disse Macedo, citando especificamente a saúde, meio ambiente e a Serra do Cafezal. Macedo garantiu ainda que pretende realizar uma gestão compartilhada “Tenho certeza que unidos vamos ter força e maior representatividade”.

Outras pautas | Além das eleições do Codivar e Consaúde, o encontro serviu para lembrar os presentes sobre os contratos de rateio e a necessidade dos municípios estarem sempre com as contas em dia junto ao Consórcio de Saúde. O deputado estadual Samuel Moreira comprometeu-se em agendar reuniões com o executivo estadual para junto de prefeitos e consórcios buscar soluções para as demandas ligadas a saúde e a economia – tudo com a intenção de fortalecer as relações entre o Vale do Ribeira, o Litoral Sul e o Estado.
Outro destaque do encontro foi a presença das cidades de Registro e Mongaguá, já que há quatro anos os municípios não enviavam representantes ao Conselho. O atual chefe do executivo de Registro, Gilson Fantin, foi eleito como vice-presidente do Conselho Fiscal do Consaúde. “Participar das decisões do Consaúde é ter compromisso com a saúde pública do Vale do Ribeira. Os órgãos gerenciados pelo Consórcio são referência para todos os municípios da região e precisam do apoio de todos os prefeitos”, afirmou.

Ações desenvolvidas na gestão de Merce 2011 e 2012| Reorganização administrativa do consórcio; mudança do estatuto que o enquadrou na Lei Federal; tornou o consórcio público, o que possibilita fazer convênios com o governo do estado e federal e reinseriu o Codivar na política regional intensificando o relacionamento com os órgãos estaduais, principalmente durante as crises como, por exemplo, nas enchentes de 2011 organizando a campanha de arrecadação de donativos e ajuda aos desabrigados;
O Consórcio assinará ainda, neste ano, quatro convênios com o governo do estado de São Paulo no valor total de aproximadamente R$ 1,5 milhão cujos projetos Economia verde, plano estratégico de turismo, plano intermunicipal de gestão de resíduos sólidos, pré-licenciamento para implantação de empreendimentos industriais foram desenvolvidos durante a gestão Merce.

Serviço | O Conselho de Prefeitos do Consaúde, através do Conselho Técnico do Consaúde, convida a todos a participarem de uma reunião que será realizada nesta sexta-feira, 25/01, às 10h, no Auditório do Consaúde, em Pariquera-Açu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário