segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

DRADS apresenta proposta de implantação do CREAS Regional


Registro

Na manhã desta terça-feira, 22 de janeiro, a Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social do Vale do Ribeira (DRADS) e o Ministério Público do Estado de São Paulo reuniram prefeitos, vereadores, gestores da Assistência Social e demais lideranças da região para apresentar a proposta de implantação do CREAS Regional – Centro de Referência Especializado de Assistência Social. O encontro aconteceu na Associação Cultural Nipo Brasileira de Registro (Bunkyo).
Diante do aumento da exploração sexual de crianças e adolescentes, jovens em conflito com a lei, trabalho infantil e demanda de abrigamento, a DRADS, que representa a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social no Vale do Ribeira, mobilizou-se no sentido de efetivar o Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Esta discussão com os diversos setores sociais da região culminou na necessidade da implantação do equipamento público de proteção social especial de média complexidade, os CREAS. Estes centros constituem-se numa unidade pública estatal de abrangência municipal ou regional de prestação de serviços especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados. Deve, ainda, buscar a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares. Dentro de seu contexto social, deve focar no fortalecimento dos recursos para a superação da situação apresentada.
O Vale do Ribeira possui mais de 71% de sua população em situação de alta e muito alta vulnerabilidade social, segundo o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS). Apesar de o índice ser alto, só existem três CREAS na Região: Registro, Cajati e Eldorado. Nos outros onze municípios, a população que sofre violência não dispõe de atendimento adequado e suficiente. Para tentar reverter essa situação, criou-se a comissão composta pela DRADS, Codivar e Secretaria Estadual e Justiça e Defesa da Cidadania, com a função de detalhar a proposta para a implantação do CREAS Regional. Esta unidade seria itinerante, com quatro equipes técnicas e com sede em uma das cidades da região para atender a demanda existente.
Segundo a diretora regional da DRADS, Ana Lourdes Fidellis de Oliveira, a proposta foi aprovada pelo secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, que buscou recursos para a implantação do equipamento, com apoio do governador Geraldo Alckmin. “Não podemos deixar de citar a importância do envolvimento do Ministério Público na articulação e mobilização, para a concretização da implantação do CREAS Regional. Estamos confiantes na adesão dos municípios e, com certeza, a DRADS vai se empenhar para que o equipamento seja implantado dentro do prazo estabelecido”, disse.
Presente no evento, o prefeito de Registro, Gilson Fantin, destacou a importância da implantação do CREAS Regional para ampliar o atendimento à população em situação de vulnerabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário