sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Prefeitura divulga nota oficial sobre CDP


Mariana Areco Torres
Registro

Em anúncio feito no dia 12 de dezembro, quarta-feira, durante entrevista concedida ao radialista Cristiano Ribeiro, o atual prefeito de Registro, Gilson Fantin, afirmou ter participado, junto com o deputado estadual Samuel Moreira, de um audiência com o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, onde ficou acertado que em Registro não terá mais a Penitenciária de Segurança Máxima e sim um Centro de Detenção Provisória (CDP).

O secretário Lourival Gomes se comprometeu com tal afirmação, por meio de ofício, que já foi divulgado em vários sites, blogs e redes sociais. Porém, esse assunto polêmico ainda continua tirando o sono de muita gente de Registro e região. O grande questionamento é se realmente esse acordo será levado a diante. Dúvidas têm sido colocadas nas redes sociais e o debate continua intenso. “Vejam o Presente de Natal e Ano Novo do Governo do Estado de São Paulo para a cidade de Registro. Um projeto do governador Alckmin, do deputado Samuel e do prefeito eleito Gilson Fantin”, relata Ronaldo José Ribeiro em sua página do facebook. 

Com a intenção de esclarecer alguns pontos e tranquilizar a população não só de Registro, mas, da região como um todo que, a Prefeitura Municipal concedeu uma nota oficial para publicação. Confira:

A Prefeitura Municipal de Registro reitera a posição da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo sobre a instalação de um Centro de Detenção Provisória (CDP) no município. Conforme ofício assinado pelo secretário Lourival Lopes, “será construído em Registro um CDP dotado com alas para abrigar presos condenados em regime fechado que praticaram delitos na região ou que possuem familiares residindo no Vale do Ribeira”.
O ofício foi entregue ao prefeito Gilson Fantin ainda antes da posse, durante audiência realizada no dia 10 de dezembro em São Paulo. O secretário garantiu que Registro não terá mais uma Penitenciária de Segurança Máxima, como era o projeto original do governo. O CDP abriga detentos que ainda aguardam julgamento. Atualmente, há mais de 350 homens presos nas cadeias públicas da Região. Com a implantação do CDP, essas cadeias serão desativadas, trazendo maior segurança aos municípios.
O projeto de instalação de 49 unidades prisionais no Estado foi iniciado em 2008 pelo governo estadual. De lá para cá, a comunidade e a Prefeitura de Registro se mobilizaram e realizaram diversas manifestações contrárias à implantação da penitenciária no município. Mas o processo continuou seu cronograma e o governo obteve as licenças necessárias para instalar a unidade em Registro.
Após as eleições, Gilson Fantin retomou o diálogo com o governo estadual. Na audiência com o secretário de Administração Penitenciária, agendada pelo deputado estadual Samuel Moreira, o prefeito eleito obteve a garantia de que Registro terá um Centro de Detenção Provisória. O número de vagas não deve ser alterado, já que a quantidade de presos pode variar futuramente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário