segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Prefeitura intensifica fiscalização no trânsito em Registro


Registro

A Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana e Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Registro está intensificando os trabalhos de fiscalização para melhorar a fluidez no trânsito, especialmente no centro da cidade. A fiscalização é realizada com ênfase nos horários de carga e descarga de mercadorias, veículos em fila dupla e veículos em faixa amarela e/ou guia rebaixada, além de materiais sobre as calçadas, comércio de mercadorias nas calçadas e uso e ocupação do passeio público.
O secretário municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, Marcos Koyama, explica que além dos veículos, também serão notificados os estabelecimentos comerciais que estiverem em desacordo com a legislação. “Nosso objetivo é garantir maior organização do trânsito e dos espaços públicos no centro de Registro. A legislação não é nova, vamos apenas fiscalizar para que ela seja de fato cumprida”, ressalta Marcos. Antes de notificar os infratores, no entanto, a Prefeitura está realizando trabalho de orientação junto ao comércio. “Realizamos reunião com a Associação Comercial (Aciar) e a entidade está nos apoiando na divulgação das novas medidas”, revela o secretário.
Além da Aciar, já nos primeiros dias de trabalho a Secretaria Municipal de Trânsito também realizou reunião com a Concessionária Sabesp e com a empresa responsável pela Zona Azul. “Estamos intensificando a fiscalização das obras nas vias públicas, pois há necessidade de restituição do pavimento conforme a Lei 1.208 de 2011 e o Decreto 1.618/2012”, explica Marcos. No estacionamento rotativo, estão sendo verificadas algumas alterações para execução breve, como a sinalização horizontal e vertical de todo o sistema, atualização dos uniformes, orientação da equipe, publicidade informativa nas vias de acesso ao município e divulgação de informativo sobre o funcionamento da Zona Azul.

Alvos da fiscalização:
- Veículos acima de 4.000kg devem realizar a carga/descarga de mercadorias nos locais de Zona Azul somente de segunda à sexta-feira no horário das 19h às 8h30 e aos sábados após as 13h30.
- Os veículos com capacidade de até 4.000kg podem efetuar a atividade de carga e descarga de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 18h30, e aos sábados das 8h30 às 13h30, com uso obrigatório do tíquete de carga e descarga comercializado pela empresa responsável pela Zona Azul.
- Utilizar a via para depósito de mercadorias, materiais ou equipamentos, sem autorização do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.
- Estacionar o veículo onde houver guia de calçada (meio-fio) rebaixada destinada à entrada ou saída de veículos e ao lado de outro veículo em fila dupla ou parar o veículo em local e horário proibidos especificamente pela sinalização (placa de Proibido Parar).
- Deixar quaisquer objetos no passeio público e via pública, tais como: placas de publicidade, mesas, cadeiras e quaisquer outros objetos que embaracem ou impeçam o livre trânsito de pedestres ou veículos,
- Os estabelecimentos comerciais poderão ocupar, com mesas e cadeiras, parte do passeio correspondente à testada do edifício, desde que fique livre para o trânsito uma faixa do passeio de largura mínima de dois metros.

Decreto regulamenta Zona Azul | Decreto publicado em maio do ano passado regulamentou a Lei Municipal 210/2001, que instituiu o estacionamento rotativo Zona Azul. O decreto determinou o tempo máximo de 2 horas para permanência nas áreas de Zona Azul após o aviso de irregularidade. Até maio de 2012, não havia prazo máximo de permanência para quem era notificado com aviso de irregularidade.
O decreto também dispensou deficientes físicos e idosos do pagamento da tarifa da Zona Azul desde que estacionados nas vagas reservadas, identificados com cartão fornecido pela Prefeitura e pelo período máximo de 2 horas.
O estacionamento rotativo funciona das 8h30 às 18h30, de segunda à sexta-feira, e das 8h30 às 13h30 aos sábados.

Taxistas discutem propostas | A convite do secretário Marcos Koyama, representantes de seis pontos de táxi de Registro reuniram-se com a equipe da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana para discutir propostas e sugerir melhorias. O encontro aconteceu nesta segunda-feira, 21/01, na sede da Secretaria. O trabalho com os taxistas conta com o apoio da Divisão de Posturas da Secretaria de Planejamento Urbano e Obras e da Divisão de Fiscalização Tributária da Secretaria de Finanças.
A fixação de tabela de preço nos veículos e instalação de taxímetros, além da criação de ponto de táxi 24h e plantão noturno foram algumas das propostas discutidas, além da infraestrutura dos abrigos de passageiros, criação de novos pontos de táxi nos bairros e identificação e padronização dos veículos.
Como sugestão, os taxistas pediram a instalação de novas placas de identificação dos pontos, rebaixamento da guia em frente ao abrigo do usuário, melhorias no passeio público, acesso ao ponto de táxi nos dias de feira na Rua da Saudade, além de fiscalização de veículos que utilizam erroneamente a faixa exclusiva para taxistas.
A Secretaria de Trânsito contou com a adesão de todos os pontos contatados e os taxistas se mostraram bastante motivados a manter o trabalho com a Prefeitura. “Os taxistas estão vendo a Prefeitura como parceira e o retorno disso é um diálogo muito produtivo”, disse o Secretário.
Os pontos de táxi existentes em Registro são: Ponto 01 - Praça dos Expedicionários, Ponto 02 - Terminal Rodoviário, Ponto 03 - Rua Shitito Maeji, Ponto 04 - Rua João Pocci, Ponto 05 - Rua da Saudade, Ponto 06 – Hospital São João, e Ponto 07 - Rua Meraldo Previdi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário