segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Fantin prioriza “colocar a casa em ordem” e buscar recursos neste início de gestão


O Jornal Regional iniciou na semana passada uma série de entrevistas com prefeitos do Vale e o primeiro a falar foi o prefeito de Registro, Gilson Fantin (PSDB). Confira:

Gilson Fantin, prefeito de Registro
Mariana Areco Torres

Jornal Regional - Como estão sendo essas primeiras semanas como prefeito de Registro?
Gilson Fantin: Estamos estreitando o relacionamento com os servidores e organizando os setores para imprimir nosso ritmo de trabalho. Sentimos todos muito comprometidos com o município e receptivos ao nosso projeto de governo. Além de colocar a casa em ordem, já estamos buscando recursos para viabilizar as propostas do plano de governo.

JR - Os desafios estão sendo maiores do que o esperado?
Gilson Fantin: Do ponto de vista do nosso plano de governo, estamos nos organizando com projetos para viabilizar recursos junto ao governo do Estado, com apoio do deputado estadual Samuel Moreira, e junto ao governo federal. Assumimos o mandato apostando firme na nossa equipe, que tem correspondido muito bem às expectativas apesar das dificuldades que está encontrando: desde a formatação dos computadores, com todas as informações removidas, falta de manutenção de maquinários e prédios públicos até obras inauguradas de forma inconsequente pela gestão anterior, criando expectativas na população que não podem se cumprir a curto prazo.  Além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a Creche do Jardim Brasil também foi inaugurada no final de dezembro e está sem condições de ser utilizada. O prazo para conclusão da Creche era de nove meses, mas, após 11 aditamentos e quase quatro anos depois de iniciar, a obra continua inacabada e com problemas de execução. Estamos tomando as providências para que a construtora corrija os problemas e conclua a obra para que possamos colocar a creche para funcionar. Diferente do que divulgou a administração anterior na transmissão de cargo, de que havia saldo de R$ 1,7 milhão, encontramos um déficit de R$ 975.712,83 no caixa da Prefeitura. Vamos analisar caso a caso para ver o que é possível ser cancelado, mas, de qualquer forma, teremos que segurar os gastos para cobrir essa diferença nas finanças. Já sabíamos dos grandes desafios que o município precisa vencer, especialmente para melhorar os serviços públicos. Com trabalho e dedicação, vamos superar as dificuldades e driblar os obstáculos que estão surgindo neste início de mandato.

JR - Em sua campanha falava-se muito em mudança, o que exatamente pretende mudar? O que estava sendo feito na gestão anterior que precisa ser mudado?
Gilson Fantin: Estamos promovendo maior interação entre a Prefeitura e a população. Todos os nossos secretários foram escolhidos por sua qualificação técnica e são de Registro ou moram há muito tempo no município, onde têm convívio com a comunidade. Esse contato direto com os moradores é fundamental para conhecer os problemas, ouvir sugestões e direcionar as ações de acordo com as necessidades da população. Queremos dar um choque de gestão na administração pública, trazendo eficiência e profissionalismo a todos os setores. Os secretários estão ouvindo os funcionários e buscando juntos as ferramentas necessárias para melhorar o ambiente de trabalho e, por consequência, o atendimento à população. Além disso, vamos evitar criar expectativas sobre obras e serviços sem garantia de prazo para início.

JR - Quais os frutos dessas mudanças?
Gilson Fantin: A população precisa se sentir inserida no processo de mudança, assim como todos os colaboradores da Prefeitura. Envolvida e valorizada, a comunidade passa a entender como funciona a administração pública e a ter consciência de que precisa fazer sua parte para que o município seja um lugar melhor para se viver. Mas, para isso, a população precisa ver a Prefeitura empenhada em trabalhar pelo município como um todo, sem diferenças motivadas por influências político-partidárias. O serviço público precisa estar à disposição de todos aqueles que precisam.

JR - Quais são as ações emergenciais?
Gilson Fantin: Nos primeiros dias, focamos o trabalho na limpeza da cidade, na manutenção dos equipamentos e prédios públicos e no reinício de trabalhos que foram paralisados devido a fim de contratos, como os projetos da Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidária. Na saúde, todas as unidades do Programa Saúde da Família passaram a ter médicos e no dia 18 de janeiro foi iniciado treinamento para os agentes comunitários. Desde que foram contratados por concurso público, os agentes não receberam qualquer tipo de capacitação. Eles são muito importantes na saúde e podem, através dos questionários socioeconômicos, trazer informações para subsidiar a Prefeitura no desenvolvimento de políticas públicas. Cada Secretaria está concluindo um relatório completo dos projetos, atividades, serviços e obras em execução. Este levantamento vai auxiliar o planejamento das ações e indicar o que precisa de adequações ou melhorias.

JR - Quais são os principais objetivos a serem atingidos nesses quatro anos que será o prefeito de Registro?
Gilson Fantin: Queremos melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados para trazer melhoria na qualidade de vida da população. Trazer eficiência ao atendimento na saúde, colocar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para funcionar de forma eficaz, promover qualificação profissional, atrair novas empresas para absorver a mão de obra que está sendo formada, criar uma agenda esportiva e cultural para o município – com alternativas de lazer disponíveis para toda a população - investir no ensino de qualidade, na relação de parceria com a sociedade civil e na valorização do potencial do nosso município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário