sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Coordenadoria de Defesa Civil realiza Seminário sobre Riscos Tecnológicos


Vale do Ribeira

Integrantes da Comissão Municipal de Defesa Civil de Registro participaram do Seminário Regional sobre Riscos Tecnológicos, realizado na manhã desta terça-feira, 19/02, na sede do Rotary Clube do município. Na abertura do evento, o prefeito Gilson Fantin desejou boas-vindas aos participantes, destacando a importância dos trabalhos preventivos na região. O coordenador regional de Defesa Civil, Irineu Takeshita de Oliveira, abordou o objetivo do Seminário.
“Os riscos naturais são assuntos de nossa familiaridade. Hoje vamos tentar entender mais sobre os riscos tecnológicos, inevitáveis atualmente por conta do progresso e do desenvolvimento, para aprimorar as ações de segurança”. Diretor do DAEE e secretário executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira, Ney Ikeda mencionou o acidente com carga de amônia ocorrido na BR-116 em Juquiá, no ano de 2006, para exemplificar a importância do trabalho da Defesa Civil e da integração com os demais órgãos que atuam no atendimento à ocorrências.
No acidente em Juquiá, 50 moradores das proximidades tiveram problemas respiratórios em virtude do vazamento de amônia. “Se não fosse o trabalho rápido da Defesa Civil no município, haveria vítimas fatais nesse acidente. A ação imediata foi extremamente importante para minimizar os impactos”, observou Ney Ikeda, na abertura do Seminário. O tenente Lucena, do Corpo de Bombeiros, ressaltou a necessidade do aprendizado e da integração entre os órgãos envolvidos para o sucesso do atendimento a acidentes com produtos perigosos.
Também participaram da abertura do Seminário o gerente da Cetesb, Edson Fernandes, e o professor  do Instituto de Geociências da USP, Dr. Arlei Macedo, que integra o Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape. O encontro contou com as palestras do gerente de tráfego da Autopista Régis Bitencourt, Fernando Miléo (Planos de operação de acidentes com cargas perigosas); do engenheiro químico da Vale Fertilizantes, Henrique Miguel Martinho (Gerenciamento de riscos); Eduardo Ferreira de Toledo, do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo – DAESP (Emergências aeroportuárias em zona de aeródromo)  e de Juliana Dantas de Araújo, da Silcon Ambiental (Planos de emergência e contingência da unidade de tratamento de Juquiá).
O Seminário sobre Riscos Tecnológicos foi realizado pelas Coordenadorias Estadual e Regional de Defesa Civil com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário