sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Saúde terá prioridade nos primeiros meses de gestão



“Novos equipamentos serão comprados, inclusive estamos licitando duas novas ambulâncias para garantir um atendimento com mais qualidade, segurança e conforto para os pacientes”

Mariana Areco Torres
Juquiá

O Jornal Regional está encerrando a série de entrevistas com os atuais prefeitos do Vale do Ribeira, e quem participa da penúltima semana é o prefeito de Juquiá, Merce Hojeije (PTB). Ele fala sobre a infestação da dengue no município, sobre as ações de combate, dificuldades nesta época do ano por conta das chuvas, além de ressaltar suas prioridades, metas a serem atingidas e projetos a serem colocados em prática ainda neste ano. Confiram:

Prefeito de Juquiá, Merce Hojeije
Jornal Regional – É visível a participação ativa da sua vice Reginalice Nakao Ferreira da Silva. Como surgiu essa parceria?
Merce Hojeije: Quando assumi a Prefeitura, eu queria dar ênfase na educação e procurei a professora Reginalice para ser a diretora do departamento de Educação. A convivência do dia a dia foi mostrando que ela é uma pessoa que além de ser conhecida como uma profissional competente em Juquiá, ela fez a diferença na educação. A Reginalice fez com que a nossa média na avaliação do Saresp e do IDEB ficasse bem acima da média de outros municípios. Através dela foi realizada a compra de equipamentos mais modernos e material didático adequado, a reforma nas escolas, houve a melhoria na qualidade da merenda em parceira com a agricultura (hoje a família produz o alimento que o filho vai comer na escola), capacitação profissional e outras inúmeras melhorias na educação municipal. Isso mostrou a sua competência e também a sua popularidade, o que possibilitou que ela fosse a nossa vice.

JR – Juquiá foi a segunda cidade mais afetada pela infestação da dengue. Quais os motivos que acarretaram a esta situação? Poderia ter sido evitada?
Merce Hojeije: Os motivos para esta infestação são as altas temperaturas, excesso de chuvas e é claro, muitos criadouros do mosquito transmissor da dengue. Infelizmente esta é uma situação que não poderia ser evitada, pois apesar do controle de criadouro atuar juntamente com a população, Juquiá tem a presença do mosquito transmissor da dengue desde 2008. Em 2013, algumas pessoas chegaram a nossa cidade no período de transmissão da doença para os mosquitos, que se contaminaram e deram início a nossa epidemia. Como os primeiros casos foram "importados" de outros municípios e a quantidade de criadouros próximos a estes casos era muito grande não houve tempo hábil para impedir a disseminação da doença. Todas as ações, como nebulização e bloqueio, que já ocorreram e que ocorrem no município, são supervisionadas pela SUCEN. Precisamos que os moradores se conscientizem de que são importantes nessa questão, porque em muitas residências que já foram trabalhadas pelo controle de vetor municipal e estadual (SUCEN) ainda são encontrados criadouros do mosquito. Peço que a população se conscientize deste problema e que deixem suas residências livres de criadouros. A Prefeitura, juntamente com a Sociedade civil organizada está articulando o “Comitê anti Dengue” para discutir qual é o papel de cada um neste combate.

JR – Além do controle da infestação da dengue, quais os outros maiores desafios encontrados nestes primeiros meses de gestão?
Merce Hojeije: Sempre que se inicia uma gestão, mesmo sendo no caso de uma reeleição, os desafios continuam sendo muito grandes. No início da gestão, devido ao período eleitoral, os trabalhos paralisam um pouco e a retomada no primeiro ano pós eleição é mais lenta. Nós nunca temos os recursos no momento em que precisamos. Então essa é uma procura frequente para ampliar os nossos projetos em andamento. Além disso, nessa época do ano, as chuvas são frequentes e danificam as estradas, mas nossas equipes estão trabalhando para minimizar os estragos provocados pelas chuvas.

JR – Quais são as prioridades para este primeiro ano?
Merce Hojeije: As prioridades continuam as mesmas e a nossa meta continua sendo diminuir a desigualdade com a geração de emprego, buscar novos empreendedores para que aumente a oferta de empregos, ampliação do polo industrial, criação de novos cursos de capacitação profissional, continuar incentivando a agricultura, educação e saúde. Temos o sonho de além de concluir o novo Pronto Socorro, através de parcerias com os governos, devolver a maternidade para Juquiá. Esse é um grande desafio, não é uma promessa de que vai ser feito, mas é uma promessa de que vamos trabalhar bastante para conseguir isso.

JR – Quais as metas a serem atingidas nestes quatro anos de gestão?
Merce Hojeije: Possibilitar que todas as nossas ruas sejam pavimentadas, diminuir muito o número de esgoto a céu aberto, não digo zerar, porque sabemos das dificuldades, mas minimizar bastante essa questão.  Nós temos um problema caótico com as chuvas de grande proporção que alagam a Avenida Brasil e outras vias. Vamos buscar recursos para que não dê mais enchente nessa região. Ampliar o número de empresas no polo industrial para gerar mais empregos. Continuar investindo maciçamente na educação e na saúde. Dar um suporte cada vez maior para a agricultura. E capacitação para jovens que precisam se qualificar para ter empregos melhores. Assim estaremos cumprindo parte das metas. É claro, sem contar lazer e cultura. E para isso estamos reativando um bairro antigo, o bairro da Estação, que vai receber o Centro Cultural com museu, biblioteca e cinema. Vamos reformar a antiga cantina da Iara para criar um point turístico, criaremos quiosques de artesanatos. Além disso, o bairro receberá uma creche para 85 crianças e o Pronto Socorro. O Centro de Capacitação Profissional já é uma realidade. Estamos trabalhando na criação de incubadoras para os microempreendedores utilizando prédios desativados como um galpão na Praça da Bíblia que iremos reformar para ter essa utilização.

JR – Quais projetos serão inaugurados neste primeiro ano?
Merce Hojeije: Esse ano temos a meta de inaugurar Praça Central, que agora tem o novo terminal rodoviário, mais moderno e confortável, o novo espaço da Feira do Produtor e a Central de Alimentos que ficam no mesmo bloco. Já está em fase de finalização o vestiário e arquibancada do Campo da Vila, o mirante do Centro de Eventos, que também vai receber nova iluminação e várias ruas que estão sendo pavimentadas. Também estamos fazendo a adequação de sete Postos de Saúde da Família (Vila Florindo (Vila Olímpica), PSF Ribeirão Fundo de Cima, PSF Iporanga, PSF Colonização (Caçula), PSF Vila Sanches (Parque Nacional), PSF Cedro e UBS Vila Nova).

JR – Alguma área em específico terá prioridade nestes primeiros meses? Qual e por quê?
Merce Hojeije: Com certeza a saúde. Já citamos a reforma dos Postos de Saúde e todos vão ter médicos fazendo o atendimento. Novos equipamentos serão comprados, inclusive estamos licitando duas novas ambulâncias para garantir um atendimento com mais qualidade, segurança e conforto para os pacientes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário