sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Funcionários do Hospital São João estão em greve há quase uma semana

Funcionários exigem regularização dos pagamentos atrasados

Mariana Areco Torres
Registro

Assim como esperado, funcionários do Hospital São João entraram em greve nesta segunda-feira, 04/02, reivindicando o pagamento dos salários que estão atrasados há dois meses.
Tal iniciativa já havia sido firmada, por unanimidade, na manhã da semana passada, 29/01, em assembleia que ocorreu no auditório do Hospital São João com os funcionários da Unidade, tendo a coordenação da diretora sindical Jaqueline Pereira, do diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Serviços de Saúde de Sorocaba e Região (Sinsaúde), Adenilson Medeiros e do advogado do Sindicato, Marcelo Guimarães.  
Na assembleia, ficou estabelecido que, se em 72 horas, contadas a partir da tarde do dia 29/01, quando a notificação foi protocolada, o pagamento não fosse efetuado, os funcionários, junto ao Sinsaúde, iniciariam a greve nesta semana. Foi o que ocorreu, mesmo com a notícia do diretor administrativo da APAMIR – mantenedora do Hospital –, Dean Martins, na tarde do dia 31/01, de que o termo aditivo seria renovado no modelo antigo, por um período de três meses, a fim de solucionar o problema do atraso do salário dos funcionários. “Fizemos uma reunião na tarde desta quinta-feira e o termo aditivo deve ser publicado em Diário Oficial ainda esta semana e o pagamento dos funcionários regularizados até no máximo quarta-feira, 06/02”, informou Dean na quinta-feira da semana passada.
Porém, a diretora sindical Jaqueline Pereira explica que os funcionários não querem saber de documentos e sim da regularização dos pagamentos. 
Durante toda esta semana houve mobilizações por parte da APAMIR, Sinsaúde, vereadores, entre outros na busca de soluções e na regularização dos pagamentos dos funcionários. “Queremos lembrar que estaremos sempre com 30% dos funcionários trabalhando. Não queremos prejudicar a população que precisa de atendimento, apenas ser justo com esses profissionais que também têm suas contas para pagar”, disse Adenilson.
Ontem pela manhã, quinta-feira, manifestações foram realizadas em frente a Diretoria Regional de Saúde (DRS). No final da tarde, a assessoria de comunicação do Hospital São João informou ao Jornal Regional que, após reunião, ficou estabelecido que os pagamentos atrasados referentes aos meses de janeiro e fevereiro serão depositados hoje, sexta-feira, 08/02.

Envolvimento | Com a presença do prefeito de Registro, Gilson Fantin (PSDB), a primeira sessão ordinária da Câmara Municipal teve como principal foco a paralisação dos funcionários do Hospital São João, sendo que, os 13 membros do Legislativo mostraram estar em concordância com a breve mensagem deixada pelo prefeito de que gostaria que todos juntos trabalhassem por Registro.
De acordo com informações da APAMIR, os salários estão atrasados por falta de repasse estadual.  Apesar do serviço do Pronto Socorro (que é de responsabilidade do município) estar funcionando normalmente, já que não há problemas com os repasses municipais e todos os funcionários vinculados do PS estarem com os salários em dia, a preocupação dos vereadores foi unanime – apoiam a reivindicação dos funcionários, mas querem a solução imediata do problema para que a população não seja prejudicada. Ao final do debate todos concordaram em mais uma vez intermediar o problema e buscarem uma solução definitiva entre o governo estadual e a APAMIR. Historicamente, a Câmara de Registro, por diversas vezes, intermediou impasses entre os gestores do Hospital e conquistou soluções positivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário