segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Registro Folia atrai cerca de 60 mil pessoas



O resgate do tradicional Carnaval de rua levou a família registrense para a avenida do samba

Violência e folia definitivamente não combinam. E Registro seguiu à risca o slogan do Carnaval 2013. Somos folia! A alegria contagiou os cerca de 60 mil foliões que brincaram os quatro dias do melhor Carnaval da cidade. A parceria entre Prefeitura e Associação Comercial (Aciar) conseguiu resgatar com estilo do tradicional Carnaval de Rua de Registro. Como grande protagonista da festa, público foi responsável pelo show de alegria que sacudiu a cidade durante a Folia de Momo.
“É claro que nos preparamos para fazer um grande Carnaval, mas não tínhamos noção de como seria a reação do público. O resultado superou as expectativas, já que a população compareceu em peso e brincou com tranquilidade todos os dias de Carnaval”, ressalta o secretário municipal de Cultura, Lazer e Turismo, Cristiano Martins Oliveira. Segundo ele, nenhum incidente foi registrado durante a festa, apesar da multidão que acompanhou os desfiles e principalmente os shows na Praça Beira Rio. A Banda Saint Germain comandou a diversão nas quatro noites, com repertório de músicas que agitou a galera. “O sucesso do Carnaval foi resultado de um trabalho conjunto entre as Secretarias da Prefeitura. Além da Cultura, as secretarias de Planejamento e Obras, Saúde, Serviços Municipais e Trânsito trabalharam em sintonia para garantir toda a estrutura necessária para um evento de qualidade”, enfatiza Cristiano.
O prefeito Gilson Fantin, que fez a abertura da Festa ao lado do presidente da Aciar, Renato Zacarias dos Santos, faz questão de agradecer à equipe responsável pela organização do Carnaval e à Associação Comercial que acreditou na parceria e se empenhou na realização do evento. “Em nome da Sabesp, agradeço também a todos os patrocinadores que tornaram possível a realização do Carnaval, aos blocos pelos belos desfiles e à população, que prestigiou a programação e garantiu uma festa de alegria e paz”, afirma o prefeito. “O objetivo de resgatar o Carnaval tradicional para a família registrense foi alcançado. Os pais puderam levar os filhos para brincar com tranquilidade e a presença das crianças deixou a festa ainda mais bonita”.
Enquanto o público se divertia, os comerciantes do entorno da Praça Beira Rio, o pessoal que adquiriu os estandes e os ambulantes faturaram com a grande movimentação do Carnaval. O presidente da Associação dos Ambulantes de Registro, Vitor Lessa Maragni, destacou a organização do evento. “Não temos do que reclamar. A Secretaria da Cultura e o setor de fiscalização da Prefeitura atenderam nossos pedidos, iluminaram o espaço destinado aos ambulantes e permitiram a comercialização de bebidas. Foi uma parceria muito boa e fortaleceu nossa associação”, afirma Vitor. Cerca de 30 ambulantes trabalharam no Carnaval.  
Proprietário da Pizzaria Tik, Paulo Cesar Riguete também destacou o bom retorno comercial da festa realizada em Registro. “Foi o 7º Carnaval que passei com a pizzaria e o primeiro que realmente teve organização. Foi muito bom mesmo, todo mundo vendeu seu peixe. Além disso, a música ajudou muito, não vimos nenhuma briga”, revela.
O diretor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, Carlos Júnior, observou que além do objetivo cultural de resgatar a tradição do Carnaval de Rua e garantir diversão para a população, o fator econômico da festa merece destaque. “O Carnaval pode ser um vetor de desenvolvimento ao estimular o turismo e o fortalecimento do comércio. Com o sucesso desta primeira edição, temos certeza que o retorno será ainda melhor nos próximos anos”, afirma Carlos.
A programação do Carnaval Registro – Somos Folia contou com desfiles do Grupo Afoxé Opará, dos blocos Arrastão (Iguape), O Beco, CCI, Xangrilá, União Racional (Sete Barras), Estopim da Fiel, Unidos do Carijo (Cananéia), Bloco do Flango, Vila São Jorge, Acadêmicos do Rocio e Bloco dos Bonecões. No domingo, a criançada se divertiu com a matinê e na tarde de terça-feira, 12/02, as “Gaychas” deram o show na passarela do samba.

Acessos na Net mostram prestígio | Toda a animação do Carnaval de Registro foi transmitida ao vivo pelos sites da Associação Comercial (Aciar), da Prefeitura (www.registro.sp.gov.br) e da TV Iguape. Nos quatro dias de folia, as transmissões receberam mais de 14 mil acessos de 13 países e 21 estados brasileiros. Segundo a Fábrica de Notícias, empresa responsável pelas transmissões, em comparação com o Carnaval de Iguape, quando a empresa estreou em 2012, o aumento de público foi de mais de 300%, o que demonstra o interesse de pessoas do Brasil e do mundo pelo Vale do Ribeira, principalmente pelo nosso Carnaval.
Também em comparação ao ano passado, a inclusão de grua e câmeras com movimentos por controle remoto deram mais vida e brilho às transmissões, exibindo detalhes ainda mais interessantes de um evento já considerado histórico. Além dos desfiles, também foram transmitidos os shows na Praça Beira Rio.
Centenas de fotos postadas minuto a minuto no Facebook do Guia Registro fizeram fervilhar as opções de curtir pelo Brasil e pelo mundo e uma grande rede de compartilhamentos elevou a mais de um milhão a abrangência (potencial de acessos) do evento. Os gráficos que demonstram e comprovam os números de acesso foram formulados pelo Google Analytics, Locaweb e Revolver Maps.

Nenhum comentário:

Postar um comentário