segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Greve dos funcionários do Hospital São João chega ao fim depois de nove dias



As atividades foram normalizadas nesta quarta-feira, 13/02. Sindicato garantiu estabilidade por 180 dias e que os dias parados não sejam descontados

Mariana Areco Torres
Registro

A greve dos funcionários do Hospital São João acabou nesta quarta-feira, 13/02, após pagamento dos dois meses de salários atrasados e assinatura do termo de estabilidade.  De acordo com Jaqueline Pereira, diretora sindical, logo cedo houve uma reunião entre o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Serviços de Saúde de Sorocaba e Região (Sinsaúde), Adenilson Medeiros, do advogado do Sindicato, Marcelo Guimarães, presidente da APAMIR – mantenedora do Hospital, Waldi Cordeiro, entre outros representantes, onde foi assinado o termo de estabilidade de 180 dias, que também dá a garantia de que não haverá descontos pelos dias não trabalhos e nem represália. “Após a assinatura do termo nós tivemos uma reunião com os funcionários e paralisamos a greve, pois o pagamento também foi efetuado hoje (13/02) pela manhã”, explica Jaqueline. 
Assim como previsto, segundo a diretora sindical, o termo aditivo foi renovado no modelo antigo, em caráter temporário, para que os funcionários não ficassem ainda mais tempo sem receber. “Agora vamos torcer para que daqui três meses não tenhamos que passar por essa situação novamente”, desabafa.

Carnaval sem salário | Na sexta-feira de carnaval, 08/02, foi realizada uma carreata entre os funcionários em greve, com a presença dos vereadores Raul Calazans e Marcos Portela, uma vez que, os pagamentos não haviam sido regularizados, conforme assegurado. Cerca de 50% dos 400 funcionários estavam com suas atividades paralisadas, atendendo só os casos de urgência e emergência. Uma comissão foi formada para a realização da campanha de arrecadação de alimentos e cestas básicas. Os funcionários afirmaram que receberam muita ajuda dos colegas de trabalho do Pronto Socorro, que estavam com seus honorários em dia.

Situação dos médicos | De acordo com informações do diretor administrativo da APAMIR, Dean Martins, os médicos também estão com o salário atrasado por falta de repasse do governo do estado, mas que, em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 14/02, com o Departamento Regional de Saúde (DRS), os pagamentos devem ser normalizados ainda nesta sexta-feira, 15/02, porém, por meio de recursos do SUS. “Os cheques já estão prontos, estamos apenas aguardando o repasse da verba do SUS, porque a verba do governo do estado nós ainda não sabemos quando iremos receber”. De acordo com alguns funcionários, os médicos estão em greve por conta deste atraso salarial, porém, o diretor clínico do Hospital São João, Dr. Petronio Bezerra, afirma que não há greve entre os médicos, há apenas dois setores paralisados, que são o de cirurgias eletivas, que segundo ele não havia agendamento para essa época de Carnaval, e consultas ambulatoriais, que serão remarcadas e possivelmente com atendimentos nos finais de semana. Além disso, de acordo com Bezerra, não é verdadeira a informação de que o salário está atrasado há mais de um mês, “está atrasado desde o dia 25/01 e deverá ser pago nesta sexta-feira, 15/02. Não há motivo para os médicos estarem em greve, não houve nenhuma movimentação em relação a isso. A única coisa que temos é um documento que foi entregue a APAMIR em que os médicos demonstram descontentamento com o atraso, e não dizendo que iriam entrar em greve”, explica.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário