segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

HRLB institui sistema informatizado para acelerar atendimento de usuários



A medida tem como objetivo dinamizar o fluxo de pacientes atendidos no Pronto Atendimento com sistema de senhas numeradas e monitores de acompanhamento

Pariquera-Açu

O Pronto Atendimento (P.A.) do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua é o setor de maior fluxo diário de pacientes na unidade. Para tornar o atendimento ao usuário mais rápido e organizado, em relação ao protocolo de Classificação de Risco, o HRLB está programando para o dia 15 de fevereiro a implantação do sistema MV de recepção e classificação de risco no P.A.
Ao invés dos pacientes serem chamados por nome ou por outras razões perderem sua vez no atendimento, o novo sistema utilizará senhas e monitores para acompanhamento por parte dos usuários, tornando mais dinâmico o processo e permitindo maior conforto a quem procura o Pronto Atendimento do HRLB – evitando assim outros problemas. “Para que isso aconteça com ainda mais facilidade, a equipe da recepção terá papel importante de instrução do paciente para retirada de senha e fluxo de atendimento. O grande ganho é a implantação do sistema informatizado da Classificação de Risco, através das senhas os pacientes terão mais segurança no atendimento,” esclarece Bianca Sant’Ana, diretora de planejamento do Consaúde.

As definições finais foram discutidas em reunião realizada na sede do Consórcio, dia 8 de fevereiro, em Pariquera-Açu/SP. A medida em que for entrando em uso e sendo adequado ao cotidiano do setor, o sistema será monitorado pela equipe responsável de Informática do HRLB e da empresa MV.

Estiveram presentes na reunião o Dr. Wallace dos Santos Vaz, diretor clínico do HRLB/ Consaúde, Dr. Wilson Maeno, chefe médico do PA/PS do HRLB/Consaúde, Marlene Uehara, diretora de enfermagem do HRLB/Consaúde, Jenny Del Carmem Arcentales Herrera, enfermeira chefe do PA/PS do HRLB/Consaúde; Bianca Sant’Ana Pereira, diretora de planejamento do Consaúde, Carlos Paiva, Chefe TI do Consaúde, Rosemeire Medeiros, ouvidora do Consaúde, Lidiane Cardoso das Neves, chefe da recepção do HRLB/Consaúde, Roberto Dezorzi, assessor de imprensa do Consaúde.

Classificação de Risco | O Acolhimento com Classificação de Risco é um protocolo baseado nas determinações do Ministério da Saúde, e tem como eixo principal priorizar o atendimento dos pacientes que chegam à “porta” da unidade levando em consideração seu estado de saúde ou gravidade de seu problema, e não por ordem de chegada.
Como unidade de atendimento para pacientes de média a graves enfermidades, a unidade dá prioridade a estes. Diariamente usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) procuram o HRLB/Consaúde com enfermidades consideradas menos complexas, no que deveriam buscar os serviços de saúde básica em sua cidade de origem, primeiramente, caso fossem oferecidos – o que poderia tornar melhor o fluxo de pessoas que procuram atendimento na região e inclusive no próprio Hospital Regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário