sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Prefeitura realiza Operação Cidade Limpa

Registro

Com objetivo de promover a manutenção da limpeza pública e mobilizar a população, a Prefeitura de Registro realiza no próximo sábado, 23/02, a Operação Cidade Limpa no Bairro Jardim São Paulo. Iniciativa da Secretaria de Serviços Municipais, a ação envolverá outras Secretarias da Prefeitura numa série de atividades que começaram nesta segunda-feira, 18/02, com a notificação dos moradores para que retirem materiais de construção e entulhos das calçadas até esta sexta-feira, 22/02.
As notificações foram realizadas pela equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Planejamento e Obras. Já os agentes de endemias da Vigilância Sanitária – órgão da Secretaria de Saúde – farão o trabalho de orientação sobre a prevenção contra a dengue. Os moradores também serão orientados a depositar pneus velhos, latas e inservíveis na calçada na sexta-feira à noite, 22/02, para que no sábado pela manhã os caminhões da Prefeitura possam recolher.
Também a partir desta segunda-feira, 18/02, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente encaminhou seu pessoal para realizar a poda correta das árvores, nos casos em que houve necessidade. No sábado, a Secretaria de Serviços Municipais levará uma retroescavadeira, uma pá carregadeira, um trator e todos os caminhões disponíveis para fazer o serviço de limpeza. “Todos os funcionários serão mobilizados para efetuar a coleta de galhos, móveis velhos, pneus e demais entulhos que estiverem no bairro”, explica o secretário de Serviços Municipais, Cláudio Bolsonello.
No mesmo dia, as Secretarias de Esportes e Cultura, Lazer e Turismo promoverão atividades recreativas para as crianças no Centro Comunitário do Jardim São Paulo. “A intenção é mobilizar toda a população do bairro e conscientizar os moradores a fazerem sua parte para manter a cidade limpa e organizada”, ressalta Cláudio. A Operação Cidade Limpa será realizada em outros bairros de Registro. No dia 02/03, o mutirão de limpeza passará pelos Blocos B, D1, D2 e Nosso Teto. “Pedimos a colaboração de todos os moradores, para que recolham materiais de construção das calçadas e só depositem os materiais inservíveis que possam ser recolhidos pelos caminhões”.

Lixo em local proibido pode gerar multa | Nem mesmo a placa com os dizeres “proibido jogar lixo – sujeito a multa” intimidou os moradores a depositarem sacos e outros resíduos na calçada da Rua Vitória, na Vila Ribeirópolis. O flagrante foi clicado no dia 1º de fevereiro por um funcionário da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente. Infelizmente o fato não acontece apenas neste local em particular e também não é nenhuma novidade para a população. O descaso com que algumas pessoas tratam a limpeza das áreas públicas transparece nos números de notificações feitas pelo departamento de fiscalização e posturas da Prefeitura de Registro. Apenas no mês de janeiro deste ano foram emitidos 225 pedidos de regularização, entre eles, muitos por obstrução de calçadas com objetos, placas publicitárias, entulho e lixo. “É dever de cada munícipe manter sua calçada limpa”, ressalta César Brito, chefe de fiscalização e posturas. A divisão é responsável por zelar pela higiene pública, visando a melhoria do ambiente, da saúde e do bem estar da população. De acordo com César, a pessoa que joga seu lixo em local inadequado pode ser multada, porém, é preciso que alguém denuncie para que a Prefeitura tome ciência do ocorrido. “Só multamos em último caso, sempre priorizamos a conscientização e notificamos para que a pessoa possa regularizar sua infração”, explica César. A denúncia é feita através do telefone 3828-1000 e precisa conter o máximo de detalhes possíveis, como nome e endereço do infrator, para que a equipe responsável possa contatar o envolvido.

Coleta de materiais volumosos é reativada | Para aqueles que precisam se desfazer de algum objeto grande, mas não sabem aonde levar, a Prefeitura de Registro está reativando a coleta de materiais volumosos. Apelidada de “Cata-Treco”, a operação tem como objetivo auxiliar a população a destinar corretamente os inservíveis de tamanho grande, como sofás velhos e outros móveis, fogões, geladeiras, entre outros objetos que não podem ser recolhidos na coleta de lixo convencional. A coleta de materiais volumosos não recolhe restos de material de construção, como areia e tijolos. O serviço é gratuito e para ser utilizado o morador deve depositar o objeto que será recolhido em sua calçada nos horários em que o caminhão passa pelo seu bairro.

HORÁRIOS DA COLETA DE MATERIAIS VOLUMOSOS:
Segunda e quinta-feira:
7h – Vila Romão, Jardim Caiçara, Jardim Caiçara II, Jardim São Mateus, Jardim Hatori
9h – Vila Nova Ribeira, Jardim Paulista, Vila São Nicolau, Jardim Planalto, Vila Ipê, Vila Fátima
11h – Vila Tupi, Vila São Francisco, Jardim Primavera, Centro, Alay José Correa, Vila Nova Registro
12h – Vila Cabral, Vila Flórida, Belas Artes, Alvorada, Vila Yoshida, Jardim América, Vila Ponce

Terça e sexta-feira
7h – Vila Romão, Vila Nova Ribeira, CECAP
8h – Vila São Pedro, Jardim Esperança, Palmpark
9h – Jardim Caiçara, Jardim Paulista, Jardim Hatori, Jardim São Mateus, Jardim Caiçara II
11h – Jardim Leblon, Jardim San Conrado, Jardim Xangrilá, Jardim Ipanema

Quarta-feira
7h – Jardim das Palmeiras, Conj. Hab. Jr Eiji Matsumura, Conj. Hab. Dra Alzira P. Lomba Kotona, Nosso Teto
9h – Jardim Brasil, Jardim São Paulo, Jardim Paulistano
11h – Arapongal, Serrote, Agrochá


Nenhum comentário:

Postar um comentário