sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Desfiles de blocos, charanga e shows farão a alegria do Carnaval em Registro


Registro

Os foliões estão na expectativa. E quem não tem fantasia, não precisa se preocupar. Para pular o Carnaval em Registro é só esbanjar alegria na passarela. Em parceria com a Associação Comercial (ACIAR), a Prefeitura vai resgatar o melhor do Carnaval, com desfiles de blocos, matinês, charanga e shows musicais. Tudo ao som das marchinhas carnavalescas, do frevo e do samba para garantir uma festa para toda a família.
Além de 12 blocos de Registro, foliões de outros municípios da região também estão se organizando para incrementar o Carnaval registrense. A expectativa é grande, principalmente com o bloco dos Bonecões, confeccionados na oficina promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo. “Tradicionais no Carnaval de Olinda, os bonecões de Registro foram inspirados em personagens locais, o que deve atrair ainda mais a curiosidade do público”, explica o secretário de Cultura, Cristiano Martins Oliveira.
Bonecões de Carnaval
Quem também deve atrair uma multidão para o desfile é o Bloco das “Gaychas”, que reunirá homens vestidos de mulher e mulheres fantasiadas de homem na tarde de terça-feira, 12/01. Acompanhado por um trio elétrico, o bloco das Gaychas será o único a desfilar na Avenida Jonas Banks Leite, seguindo até a Praça Beira Rio. Os outros blocos percorrerão a Rua João Batista Pocci Júnior, a partir da altura da Rua Meraldo Prévid, também até a Praça.
Além das “Gaychas”, o Bloco do Flango está fazendo a maior propaganda e promete muita alegria na passarela. E o pessoal do Centro de Convivência dos Idosos (CCI) convida a todos que têm mais de 60 anos a mostrar que samba no pé e alegria não têm idade. Para a criançada, haverá matinê na tarde de domingo, 3/02. “Toda a população está convidada a fazer parte dessa festa. O registrense não precisa mais viajar para ter um Carnaval de qualidade. Vamos resgatar a alegria de pular o Carnaval no nosso município”, enfatiza o secretário de Cultura.
O prefeito Gilson Fantin destaca também a importância econômica da festa para a cidade. “Além de proporcionarmos lazer de qualidade para a população, temos certeza que o investimento no Carnaval se reflete no aquecimento econômico, com geração de empregos temporários e arrecadação pelos comerciantes, não só entre aqueles que irão participar da praça de alimentação, mas também com a procura por materiais para confecção de fantasias e alegorias, restaurantes e rede hoteleira”, afirma o prefeito.
 A programação do Carnaval de Registro começa no sábado, 09/02, às 20h, com o Grupo de Afoxé Opará, que costuma realizar um ritual para pedir paz e proteção aos foliões. Após os desfiles dos blocos, as noites terminam com show de Carnaval com a Banda Saint German, no palco da Praça Beira Rio.

Programa DST/HIV | Para ajudar a garantir proteção nesse Carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde de Registro encontrou uma maneira diferente de orientar e conscientizar o público sobre sexo seguro. Na abertura do Carnaval, o Grupo Caixa Preta de Teatro realizará apresentação dramática do texto “A Coisa”. Trata-se de uma performance divertida sobre os efeitos do amor, do sexo e das doenças que rondam as relações.  Durante todas as noites de folia, os integrantes do Caixa Preta também estarão em cena com o “Posto Salva Vidas”. De forma lúdica e bem humorada, eles distribuirão camisinhas e informativos para os foliões. A ação faz parte do Programa Municipal de DST/HIV da Secretaria Municipal de Saúde.

Grito do CCI abre as festividades | Na tarde de quarta-feira, 6/02, cerca de 60 frequentadores do Centro de Convivência do Idoso de Registro participaram do “Grito de Carnaval do CCI”, festividade que marcou o início das comemorações de Carnaval no município. Com muita folia, a melhor idade dançou ao som do forró e das marchinhas clássicas que marcaram a vida de muitos dos presentes.
Fantasiada de palhacinha da cabeça aos pés, a aposentada Maria da Penha Lourenço, de 64 anos, dançava animadamente com seus amigos. “Eu gosto de festa, não gosto de ficar em casa, se eu ficar em casa eu me deprimo, ainda bem que tem o CCI pra alegrar a gente”, revelou.  A coordenadora do CCI, Luanna Koki, também estava a caráter. Com máscara e vestido de onça, Luanna contou que a festividade é muito aguardada pelos idosos. “Eles relembram a época da adolescência com essas marchinhas, era com essas músicas e essas mesmas danças que eles se divertiam”, disse a coordenadora.
A secretária de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidária, Cristiane Marques, prestigiou o evento e disse que esta é apenas a abertura das festividades. O Centro de Convivência terá um bloco durante o Carnaval que se chamará Uma Viagem para o Hawai, que sairá no domingo, dia 10, às 20h, e terça, dia 12, às 18h. “Os idosos do CCI estão começando a folia da cidade com o pé direito”, disse Cida Cavalcati, também presente no Grito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário