sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Educadores da rede estadual têm até hoje para se inscrever em programa de estágio no Japão


Vale do Ribeira

O período de inscrições para o programa de estágio em convivência multicultural – Japão 2013, promovido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em parceria com o Governo de Toyama, termina sexta-feira, 22/02. Voltada aos professores e funcionários de escolas estaduais do Estado, a ação levará um docente ou gestor educacional brasileiro ao Japão por seis meses, em meados deste ano.
Todos os custos com viagem, hospedagem, alimentação e atividades educacionais, culturais e sociais do programa são pagos pelo governo japonês, além do benefício de uma bolsa no valor de ¥50.000 no primeiro mês, enquanto fará o curso de japonês na província de Shiga, e ¥3.500 por dia durante o período do estágio em Toyama. O montante será pago ao final de cada mês.
Podem se inscrever funcionários da Secretaria da Educação, professores ou gestores de escolas estaduais do Estado de São Paulo, com experiência no Ensino Fundamental, Médio ou equivalente, maiores de 22 anos, com domínio da língua japonesa equivalente ao nível N2 ou 2 do exame de proficiência Nihongô Noryoku Shiken. É importante que o candidato demonstre flexibilidade e facilidade para adaptar-se a realidades e culturas diferentes.
Os interessados em participar do processo seletivo deverão entrar em contato com a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), por meio do telefone (11) 3866-0645 ou com a Assessoria de Relações Internacionais, por meio do número (11) 3218-3465, e preencher uma ficha de inscrição que deverá ser enviada por e-mail e devolvida juntamente com o currículo, cópia de documento que comprove o nível de proficiência em língua japonesa, cópia de diploma ou certificado de conclusão do curso de graduação ou pós-graduação. Após análise dos documentos, haverá entrevistas com os pré-selecionados.

Experiência | A Província de Toyama iniciou o programa de intercâmbio com o Brasil em 2009. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento tecnológico e econômico dos países parceiros e incrementar as relações internacionais de Toyama a partir do convívio dos estagiários com a população local. Na província existe um grande número de crianças estrangeiras, na maioria brasileiras, que frequentam escolas juntamente com os estudantes japoneses. Sendo assim, as diferenças de língua e costumes impõem a construção de um ambiente escolar que melhor propicie o convívio entre diferentes culturas. Ao retornar para o Brasil, o intercambista também tem a missão de compartilhar as experiências obtidas durante a viagem.
O professor de ciências Felipe Fuzzo, da Escola Estadual Professor Antônio Firmino de Proença, localizada na Mooca (zona leste de SP), participou da edição 2012 do programa e considera a iniciativa uma ótima oportunidade para que os professores brasileiros transmitam sua cultura e aprendam com as diferenças entre Brasil, Japão e também outros países. “Foi possível fazer amizade tanto com brasileiros e japoneses, quanto com estagiários de vários outros países, como China, Coreia e Peru”, conta Felipe.

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