Vale do Ribeira
O período de inscrições
para o programa de estágio em convivência multicultural – Japão 2013, promovido
pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em parceria com o Governo de
Toyama, termina sexta-feira, 22/02. Voltada aos professores e funcionários de
escolas estaduais do Estado, a ação levará um docente ou gestor educacional
brasileiro ao Japão por seis meses, em meados deste ano.
Todos os custos com
viagem, hospedagem, alimentação e atividades educacionais, culturais e sociais
do programa são pagos pelo governo japonês, além do benefício de uma bolsa no
valor de ¥50.000 no primeiro mês,
enquanto fará o curso de japonês na província de Shiga, e ¥3.500 por dia durante o período do estágio em
Toyama. O montante será pago ao final de cada mês.
Podem se inscrever
funcionários da Secretaria da Educação, professores ou gestores de escolas
estaduais do Estado de São Paulo, com experiência no Ensino Fundamental, Médio
ou equivalente, maiores de 22 anos, com domínio da língua japonesa equivalente
ao nível N2 ou 2 do exame de proficiência Nihongô Noryoku Shiken. É importante
que o candidato demonstre flexibilidade e facilidade para adaptar-se a
realidades e culturas diferentes.
Os interessados em
participar do processo seletivo deverão entrar em contato com a Coordenadoria
de Gestão da Educação Básica (CGEB), por meio do telefone (11) 3866-0645 ou com
a Assessoria de Relações Internacionais, por meio do número (11) 3218-3465, e
preencher uma ficha de inscrição que deverá ser enviada por e-mail e devolvida
juntamente com o currículo, cópia de documento que comprove o nível de
proficiência em língua japonesa, cópia de diploma ou certificado de conclusão
do curso de graduação ou pós-graduação. Após análise dos documentos, haverá
entrevistas com os pré-selecionados.
Experiência | A
Província de Toyama iniciou o programa de intercâmbio com o Brasil em 2009. O
objetivo é contribuir para o desenvolvimento tecnológico e econômico dos países
parceiros e incrementar as relações internacionais de Toyama a partir do
convívio dos estagiários com a população local. Na província existe um grande
número de crianças estrangeiras, na maioria brasileiras, que frequentam escolas
juntamente com os estudantes japoneses. Sendo assim, as diferenças de língua e
costumes impõem a construção de um ambiente escolar que melhor propicie o
convívio entre diferentes culturas. Ao
retornar para o Brasil, o intercambista também tem a missão de compartilhar as
experiências obtidas durante a viagem.
O professor de ciências
Felipe Fuzzo, da Escola Estadual Professor Antônio Firmino de Proença,
localizada na Mooca (zona leste de SP), participou da edição 2012 do programa e
considera a iniciativa uma ótima
oportunidade para que os professores brasileiros transmitam sua cultura e
aprendam com as diferenças entre Brasil, Japão e também outros países. “Foi
possível fazer amizade tanto com brasileiros e japoneses, quanto com estagiários
de vários outros países, como China, Coreia e Peru”, conta Felipe.
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